Cidade de SP pode ter chuva preta causada por fumaça de incêndios
Possibilidade de chuva negra depende da quantidade de fuligem trazida pelos ventos. Fenômeno ocorreu no ano passado, quando o 'dia virou noite', com o céu da capital escuro no meio da tarde, e moradores coletaram água escura em baldes.
17 de setembro de 2020
(Foto: )

A cidade de São Paulo pode ter “chuva preta” entre esta sexta-feira (18) e domingo (20), segundo meteorologistas do Climatempo. O fenômeno ocorre quando o vento traz a fumaça das queimadas e incêndios florestais até uma área onde existem nuvens de chuva. Além do estado de São Paulo, é possível que a camada de fumaça encubra também áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e do centro-sul de Minas Gerais.

A ocorrência do fenômeno, no entanto, depende da quantidade de material particulado trazida pelos ventos que sopram do interior do país em direção ao Sudeste. No último final de semana, a chuva de coloração escura ocorreu em regiões do Rio Grande do Sul.

Além da chance de chuva escura, há ainda a possibilidade de que o céu adquira tons alaranjados durante o dia.

No caso de São Paulo, a fuligem que pode chegar à capital deve ser originária não apenas do fogo que atinge o Pantanal, mas também das queimadas que ocorrem no interior do estado, explica Alexandre Galvão, meteorologista do Climatempo.

Neste ano, os focos de incêndio em SP mais do que dobraram, em comparação com 2019. O aumento ocorreu especialmente nos meses de agosto e setembro.

Veja também  PRF recupera veículos roubados na Régis Bittencourt
Crédito: G1
A proposta orçamentária elaborada pelo Governo de São Paulo para 2024 foi aprovada nesta quinta-feira
A Polícia Militar encontrou na madrugada de quinta-feira (23) uma criança de dois anos sozinha,
Os interessados em prestar o vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro