Cidade de SP avança à fase verde e libera volta de cinemas e teatros
Novo estágio prevê liberação de eventos culturais com público em pé após 28 dias. Cidade de São Paulo vai reabrir cinemas, teatros e museus.
9 de outubro de 2020
(Foto: )

O governo estadual anunciou nesta sexta-feira (9) o avanço da Grande São Paulo e de mais cinco regiões para a fase verde do plano de reabertura da economia durante a pandemia do coronavírus. A mudança – que vale a partir deste sábado (10) – entra em vigor após nova alteração dos critérios do plano de flexibilização.

O período de funcionamento dos estabelecimentos também foi estendido para até 12 horas, com até 60% da ocupação. Na fase amarela, eram 8 horas, com até 40% da capacidade.

Atividades culturais com público sentado já estavam liberadas para regiões estáveis na fase amarela.

Na capital paulista, no entanto, o prefeito Bruno Covas (PSDB) havia determinado que a abertura dos setores da cultura só ocorreria quando a cidade estivesse na fase verde – na prática, portanto, significa que apenas agora está liberado o funcionamento de teatros, cinemas e museus na cidade.

Embora o estado estipule as regras, as prefeituras têm autonomia para adotar critérios mais restritivos (veja, abaixo, por que as mudanças nos critérios do governo do estado permitiram o avanço de fase na capital).

Quem foi para fase verde
Na fase verde, eventos, convenções e atividades culturais com público em pé estão liberados após 28 dias de entrada nesse estágio. Veja, abaixo, as regiões e cidades nesta fase:

Grande SP inteira, incluindo capital
Taubaté
Campinas
Piracicaba
Sorocaba
Baixada Santista
Quem permaneceu na fase amarela
Na fase amarela, também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias e parques –atividades culturais com público sentado podem ocorrer, mas com restrições. Veja, abaixo, as cidades neste estágio:

Araraquara
Araçatuba
Bauru
Franca
Marília
São João da Boa Vista
São José do Rio Preto
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Registro
Quem regrediu para a fase laranja
Na fase laranja, também podem reabrir imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings, mas com restrições. Apenas uma cidade regrediu para a fase laranja:

Barretos
Nenhuma cidade ou região em fase vermelha
Nenhuma cidade ou região do estado de São Paulo está em fase vermelha – a mais restrita –, que não permite abertura de comércio algum e assegura o funcionamento apenas de serviços essenciais.

Plano São Paulo
O Plano São Paulo, que regulamenta a quarentena em todo o estado, classifica as regiões do estado em cores, determinando quais locais podem avançar nas medidas de reabertura da economia (veja, ao final desta reportagem, os critérios de classificação adotados).

Crédito: G1
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) entregou nesta terça-feira (30) a
A proposta orçamentária elaborada pelo Governo de São Paulo para 2024 foi aprovada nesta quinta-feira
A Polícia Militar encontrou na madrugada de quinta-feira (23) uma criança de dois anos sozinha,