Base Comunitária da PM é desativada em Embu das Artes
A Prefeitura de Embu das Artes não pretende implantar base da GCM no local
14 de maio de 2021
(Foto: Gabriel Binho )

Os moradores de Embu das Artes nesta semana – mais precisamente na terça-feira, dia 11/5, se depararam com o fechamento da Base Comunitária da Polícia Militar instalada desde 2001, na Avenida João Paulo II no bairro Jardim Santa Tereza. Os munícipes e comerciantes relatam que a base na segunda região mais populosa do município possibilitava mais segurança.

O Capitão Craveiro da Polícia Militar explicou os motivos que levaram o fechamento da base fixa, e a intenção de investir em uma base móvel e também o patrulhamento com os policiais nas viaturas. “A gente assumiu a gestão da companhia no ano passado e dentre os levantamentos que a gente verificou, a situação da base é irregular na questão predial. Ela foi construída em cima da canalização d’água, então aqui não sabemos nem a capacidade de carga que pode ter sem o rompimento da canalização do córrego. Ela também foi construída em cima de uma área pública sem cadastro junto a Prefeitura, e tão pouco a base estava regular junto aos setores técnicos da Polícia Militar”, disse o capitão.

A grande dúvida de moradores e comerciantes é de como fica a segurança pública após o fechamento da base, dessa forma, o Capitão Craveiro explana que as doutrinas da Polícia Militar com relação a bases fixas mudaram. “Hoje a Polícia Militar adota a sistemática de colocar o policial em uma base móvel ou em uma viatura que permite ao policial ter mobilidade e atender um espectro de pessoas da população muito maior, então hoje, não estamos fechando a base, mas sim migrando a base fixa que atende uma região muito especifica, para uma viatura ou base comunitária móvel, que vai atender uma demanda de população maior e vai gerar uma sensação de segurança melhor para toda comunidade.

Veja também  Justiça autoriza e Prefeitura poderá nomear secretário de Saúde

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Embu das Artes, Gustavo Arenzon, a Prefeitura de Embu das Artes não possui efetivo suficiente para assumir a responsabilidade da segurança com base fixa, e vai “brigar” junto ao Governo do Estado de São Paulo para a permanência da base da Polícia Militar. “A intenção da Prefeitura é que a PM mantenha a base lá, porque não tem nenhum motivo concreto para base sair, então a Prefeitura está brigando para que a PM mantenha a base no Jardim Santa Tereza. A GCM não tem efetivo para montar uma base lá, mas estamos a inteira disposição para sanar qualquer problema”, disse Arenzon ao Jornal Primeiro Notícias.

Crédito: Adriana Monteiro
A Polícia Militar encontrou na madrugada de quinta-feira (23) uma criança de dois anos sozinha,
Dois jovens, de 23 e 29 anos, foram presos durante a noite desta quarta-feira (08)
Meias coloridas, rosto pintado e nariz de palhaço. Quem passa pelo 36º Batalhão de Polícia