Um homem entrou num ônibus circular, sacou uma arma de pressão, se sentou ao lado de uma passageira, ameaçou atirar e matá-la, e depois roubou seu celular e saiu tranquilamente pela porta. O crime ocorreu na tarde do último domingo (6) em Taboão da Serra, Grande São Paulo, e foi gravado por uma câmera de segurança do veículo.
Nesta terça-feira (8), uma ação conjunta de investigação da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra prendeu Vilmar Santos Nascimento Júnior, de 42 anos, pelo roubo. O homem confessou o assalto quando foi detido em sua residência, na mesma cidade.
As autoridades ainda apreenderam a arma de pressão que ele usou para roubar a mulher no ônibus. Segundo investigadores da Delegacia Seccional e da Delegacia do Meio Ambiente de Taboão, que apuraram o caso com a GCM da cidade, Vilmar usou o artefato como se fosse uma arma de fogo para amedrontar a vítima e conseguir levar o aparelho.
Não foram encontradas munições com ele. Geralmente a munição usada em armas de pressão é popularmente chamada de “chumbinho”. Alguns atiradores usam essa arma e munição para praticar tiro ao alvo em estandes de clubes específicos para esta atividade.
Vilmar será indiciado por roubo e posse de arma falsa na delegacia. Ele já tinha passagens criminais anteriores.
O dono do bar, Walter Alves dos Santos, de 43 anos, que comprou o aparelho, foi localizado pela investigação. Ele acabou levado para a delegacia, onde foi detido e seria autuado também, mas por receptação de produto roubado. O celular também foi apreendido e seria devolvido à mulher. Ela iria ao DP receber o telefone.
Até a última atualização desta reportagem, o g1 não conseguiu localizar as defesas de Vilmar e Valter para comentarem o assunto.
As autoridades conseguiram localizar e deter o criminoso depois que as imagens imagens do assalto dentro do ônibus vazaram e começaram a circular nas redes sociais no final de semana. Elas chegaram ao conhecimento da polícia e da GCM, que passaram a trabalhar em conjunto para tentar encontrar o assaltante.
Na segunda-feira (7), a vítima, uma mulher de 27 anos, registrou um boletim de ocorrência eletrônico sobre o roubo que sofreu dentro do ônibus, quando ele passava pela Rua Emília Garrido, no bairro Jardim Maria Rosa, em Taboão.
Foi a partir das análises do vídeo e com informações do boletim de ocorrência que as autoridades conseguiram chegar ao criminoso.
Em nota, a Prefeitura de Taboão da Serra informou que, desde a ocorrência do domingo (6), a “Guarda Civil Municipal (GCM) prestou auxílio à Polícia Militar realizando buscas com as características do individuo que aparece na imagem assaltando uma vítima em um transporte coletivo. Na manhã desta terça-feira, 08/11, em uma ação conjunta com a PM, o homem foi localizado em sua residência e afirmou ter vendido o aparelho celular roubado. Ele indicou onde guardou o simulacro. A vítima da ação criminosa ainda não foi localizada. A linha de ônibus era municipal, Circular 5”.
Leave a Comment