Curso de saneamento ecológico continua neste sábado, em Embu das Artes
Evento gratuito contempla teoria e prática de instalação de tratamento de efluentes
13 de dezembro de 2018
(Foto: Divulgação)

O projeto “Plantando Jardim Filtrante e Água Boa” continua neste sábado (15/12), com a finalização do primeiro de três cursos gratuitos sobre saneamento ecológico, que acontece no bairro Caputera, na cidade de Embu das Artes.

Os interessados podem participar, mediante inscrição gratuita no site da Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, idealizadora do projeto: www.seaembu.org, ou por telefone: 11 4781-6837.

O evento acontece para conscientizar a população sobre a importância nos cuidados com o esgoto doméstico, para que este não cause mais poluição aos córregos e rios da região, que são parte dos mananciais da Represa Guarapiranga.

Em cada curso do projeto “Plantando Jardim Filtrante e Água Boa”, uma residência será contemplada para receber a instalação para o tratamento ecológico de todo o esgoto doméstico. A primeira foi a da Neia Nunes Lopes, que não possuía nenhum sistema de coleta de esgoto: “não conseguia fazer qualquer fossa na residência, por estar em local com muita água no solo”, revela. Agora, em vias de concluir sua obra, fica orgulhosa e aliviada por cuidar do esgoto de maneira correta.

Jardins Filtrantes

O sistema de jardins filtrantes, zona de raízes, ou wetlands construídos, como o próprio nome sugere, consiste na instalação de filtros com elementos da natureza. Neste caso: dois tanques com pedra brita por dentro e, por cima, plantas com raízes que também atuam na purificação de efluentes, como a espécie macrófitas. A instalação se torna um jardim bonito e florido, que não precisa de rega ou adubo.

Segundo Rodolfo Almeida, presidente da SEAE e especialista em Jardins Filtrantes, “a opção é mais barata do que as fossas tradicionais e entregam um resultado mais satisfatório, uma vez que devolvem os efluentes sem poluentes para o meio ambiente”.

Veja também  Receita faz restituição do Imposto de Renda nesta terça; saiba como consultar

O sistema de jardins filtrantes são inspirados na própria natureza e, por este motivo, considerado uma importante Solução Baseada na Natureza – SbN.

SERVIÇO

O que: Curso Gratuito Saneamento Ecológico – Jardins Filtrantes

Quando: sábado, 15/12/2018, das 08h às 18h

Onde: Bairro Jardim Caputera, em Embu das Artes

Inscrição e mais informações: www.seaembu.org | 11 4781-6837

Novas turmas serão formadas em 2019, para a instalação de mais duas unidades em sistema mutirão. Os interessados já podem entrar em contato com a SEAE para pré-inscrições.

SOBRE O PROJETO

“Plantando Jardim Filtrante e Água Boa” nasceu com a missão de difundir técnicas de saneamento ecológico unifamiliar gratuitamente, por meio de etapas de conscientização da população; instalação de tratamento de esgoto por jardins filtrante; realização de cursos práticos para a capacitação e formação de 60 instaladores de saneamento ecológico; e publicação de cartilha com instruções para que qualquer pessoa interessada possa fazer a instalação em casa.

SOBRE A SEAE

Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região para estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental, cultural e econômica, por meio de processos educacionais participativos e inclusivos, fomentando a atuação em políticas públicas, visando a conservação, recuperação e defesa do meio ambiente.

Crédito: Assessoria de Imprensa
O bairro Caputera, entre Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, vai encerrar o
No próximo sábado, 25, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) abre as portas para
No próximo sábado (19), o bairro Fazenda Atalaia, localizado em Embu das Artes, município da