Família ganha estação ecológica de saneamento residencial na região
Foi a primeira de três previstas no projeto Plantando Jardim Filtrante e Água Boa
26 de dezembro de 2018
(Foto: Divulgação)

O bairro Caputera, entre Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, vai encerrar o ano com um avanço socioambiental: um esgoto a menos jogado diretamente nos rios e sua população mais consciente sobre o seu papel no tratamento do ciclo hídrico de suas residências.

Sobretudo, com a opção “Jardim Filtrante”: uma Solução Baseada na Natureza (SbN), paramelhor gestão da água, que utiliza elementos como pedra brita e plantas especiais, com raízes de alto poder de filtragem, para sugar as impurezas dos efluentes, como constatou Néia Nunes Lopes, 37, moradora contemplada com a instalação.

“Estou muito feliz com o resultado, pois antes não conseguia sequer perfurar o solo, devido ao excesso de água subterrânea”, revela. A escolha da casa da Néia ocorreu pela ausência de uma fossa séptica. Segundo ela, que se mudou há dois anos para o bairro, o despejo de esgoto diretamente nos córregos é uma triste realidade local, pois não há serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Localizado nas divisas dos três municípios, o Caputera é rico em nascentes e corpos d’água, que desembocam no Rio Embu Mirim, que contribui com um terço da água da Represa Guarapiranga. De olho neste cenário, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE), implantou o projeto gratuito “Plantando Jardim Filtrante e Água Boa”, que acontece no bairro este semestre.

A ideia básica consiste em munir as comunidades com conhecimento sobre a importância das águas e como fazer uma estação de saneamento ecológico unifamiliar, com custos menores do que o das fossas tradicionais e resultado superior, pois os efluentes saem livre de poluentes.

Josinara Rodrigues, 38, moradora de Santo André, que acompanhou a instalação e ajudou no mutirão, conta que Ficou muito tocada com o que viu e vivenciou naquela casa e comunidade: “a força do trabalho duro e altruísta, associado ao conhecimento, quebrando as correntes da ignorância (falta de conhecimento) me deram certeza de que é possível mudar a realidade ao nosso redor. A SEAE viu um problema e atuou na solução. Isso refletiu na autoestima das pessoas, que se sentiram valorizadas”.

Veja também  Feira noturna gastronômica do Santo Eduardo terá ponto de coleta da Campanha do Agasalho

Etapas

Em fase inicial do projeto “Plantando Jardim Filtrante e Água Boa”, palestras foram realizadas ao longo dos meses de outubro e novembro, para cerca de 350 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal do Caputera. Os pais também foram convidados e assistiram a palestras. As duas Unidades Básicas de Saúde da região também foram locais para apresentação e conversas sobre o tema.

Já no mês de dezembro durante dois sábados, cerca de 50 membros da comunidade e interessados de outras cidades compareceram para o mutirão e curso gratuito Vivência em Saneamento Ecológico, que abordou teoria e prática para o passo a passo para uma instalação de tratamento ecológico de esgoto residencial.

O próximo passo é estender a cortesia para mais duas residências e capacitar a comunidade para que possam fazer suas próprias instalações unifamiliares, além de atuar na área para ampliar sua fonte de renda.

Sobre o projeto

“Plantando Jardim Filtrante e Água Boa” nasceu com a missão de difundir técnicas de saneamento ecológico unifamiliar gratuitamente, por meio de etapas de conscientização da população; instalação de tratamento de esgoto por jardins filtrante; realização de cursos práticos para a capacitação e formação de 60
instaladores de saneamento ecológico; e publicação de cartilha com instruções para que qualquer pessoa interessada possa fazer a instalação em casa. É idealizado e conduzido pela Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, com recursos do programa Casa Cidades, do Fundo Socioambiental Casa.

Sobre a SEAE

Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região para estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental, cultural e econômica, por meio de processos educacionais participativos e inclusivos, fomentando a atuação em políticas públicas, visando a conservação, recuperação e defesa
do meio ambiente.

Crédito: SEAE
O projeto “Plantando Jardim Filtrante e Água Boa” continua neste sábado (15/12), com a finalização
No próximo sábado, 25, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) abre as portas para
No próximo sábado (19), o bairro Fazenda Atalaia, localizado em Embu das Artes, município da