Contra a reforma da previdência, o dia é marcado por greve em diversos setores
Os trabalhadores vão se reunir nos sindicatos das suas categorias
22 de março de 2019
(Foto: Divulgação)

Em várias cidades do Brasil, panfletagens, atos, manifestações e assembleias serão realizadas nesta sexta-feira, 22 de março, o dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. Um ato geral está marcado para acontecer às 17h, em frente ao MASP, na Avenida Paulista. E ao longo do dia os trabalhadores vão se reunir nos sindicatos a fim de realizar panfletagem nas cidades. O dia começou complicado devido a paralisação dos ônibus, que atrasou a saída das garagens.

A data marca a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil contra o fim do direito à aposentadoria, que é o que vai acontecer se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, da reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL), for aprovada pelo Congresso Nacional, onde está tramitando.

Entre as principais perversidades da proposta estão a obrigatoriedade da idade mínima para aposentadoria de 65 anos para os homens e 62 para mulheres, o aumento do tempo de contribuição 15 para 20 anos e o fim das condições especiais para trabalhadores rurais e professores terem direito ao benefício. A PEC da reforma da Previdência ainda traz a possibilidade de ser implantado o regime de capitalização, em que o trabalhador contribui mensalmente, em uma conta individual, administrada por financeiras privadas.

Veja também  Greve dos Correios chega ao 8º dia e atinge região da Grande São Paulo
Crédito: Redação
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo informou por meio de suas redes sociais que
Parte dos servidores públicos de Cotia estão em greve. Nesta sexta-feira (3) a paralisação entra
Após tentativas fracassadas de diálogo com o prefeito Rogério Franco, os servidores públicos de Cotia