Base de bombeiros civis pode ser desativada em Embu-Guaçu
Comando do Corpo de Bombeiros da PM diz que civis não podem exercer função militar.
11 de novembro de 2019
(Foto: Divulgação)

Um grupo de moradores de Embu-Guaçu, na região metropolitana de São Paulo, se juntou e formou uma base de Bombeiros Civis de voluntários para agir em caso de incêndios no município. Mas, o comando do Corpo de Bombeiros emitiu um comunicado em que afirma que civis não podem exercer a função militar e a base pode ser desativada.

Os bombeiros civis de Embu-Guaçu atendem incêndios, afogamentos, acidentes de trânsito e resgate de animais. Na sede, tudo é mantido com trabalho voluntário. Ao todo, são 20 bombeiros civis que se dividem entre as tarefas e na academia montada atrás da corporação.

Os equipamentos de segurança também foram doados e o caminhão-tanque, usado para combater incêndios, foi comprado com a ajuda dos moradores da cidade. As doações em dinheiro rendem cerca de R$1.200 para os bombeiros civis manterem o espaço e comprarem outros equipamentos.

O comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo comunicou os bombeiros civis que eles precisam encerrar as atividades, porque a lei determina que apenas policiais e bombeiros militares podem exercer as funções. Mas os moradores da cidade afirmam que, caso desativem a base, a cidade ficará sem bombeiros.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que está negociando com a Prefeitura do município a implementação de uma estação de bombeiros com militares, civis e voluntários, conforme a legislação estadual. Para isso, todos precisam receber treinamento na Escola Superior de Bombeiros para adequação de equipamentos, viaturas e procedimentos operacionais.

Veja também  Taboão antecipa dose de reforço contra a Covid-19 para maiores de 60 anos
Crédito: G1
A Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) prorrogou o
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal