Após uma conturbada eleição da presidência da Câmara, a cidade enfrenta outro impasse e desta vez o tema é o orçamento municipal para o exercício de 2023. O orçamento deveria ter sido votado em meados do mês de dezembro de 2022, no entanto, com diversas obstruções na primeira semana do ano ainda não aconteceu a aprovação do orçamento da cidade.
Taboão da Serra é a única cidade da região que ainda não votou o orçamento municipal. O prefeito Aprígio entrou na Justiça para que aconteça a votação do orçamento, que enquanto não for aprovado, o prefeito terá que recorrer a 1/12 avos do orçamento de 2022, para conduzir a gestão até a aprovação pelos vereadores na Câmara Municipal. Os vereadores também não poderão entrar em recesso.
A Câmara de Taboão da Serra publicou uma nota de esclarecimento, a respeito da eleição da presidência e a votação do orçamento, confira na integra:
A Câmara Municipal de Taboão da Serra vem a público esclarecer, diante de informações infundadas sobre a votação do Orçamento Municipal e a posse da nova mesa diretora, que:
1 – O orçamento de 2023 está em votação na Câmara Municipal de Taboão da Serra desde o dia 29/12/22.
2 – O Poder Legislativo não está em recesso parlamentar, continua trabalhando diariamente e realizando as sessões ordinárias todas as terças-feiras, com início às 10h.
3 – A nova mesa diretora da Câmara Municipal assumiu os trabalhos no último dia 2 de janeiro de 2023 de acordo com artigo 25 da Lei Orgânica.
4- A sessão aberta no dia 03/01/23 foi suspensa em razão de imbróglio jurídico, quando foi pedido que a Procuradoria da Casa desse parecer sobre os tramites jurídicos para a continuação da votação do Orçamento Municipal com base no Regimento Interno e na Lei Orgânica do Município.
5- Até o momento, a presidência aguarda citação da decisão judicial para posterior manifestação.
Uma nova sessão está prevista para acontecer nesta terça-feira, dia 10/10, às 10h. A expectativa que finalmente o orçamento da cidade possa ser votado e aprovado pelos vereadores de Taboão da Serra.