X

Vereadores aprovam projeto de autoria de Jones Júnior que cria penalidade em caso de falta de água ou luz em Itapecerica da Serra

Na volta dos trabalhos legislativos, os vereadores aprovaram na noite desta terça-feira, dia 5/8, o Projeto de Lei 1752/2025, de autoria do vereador Jones Donizette Júnior (Mandato Coletivo Cléo Pq. União e Jones) que dispõe sobre a criação de penalidade administrativa municipal as concessionárias de serviços públicos de abastecimento de água e energia elétrica em casos de falha ou interrupção no fornecimento em Itapecerica da Serra.

“Não é justo a população sofrer com apagões, com cortes de água, e ninguém ser responsabilizado por isso. Estamos propondo que as concessionárias que falharem sem justificativa sejam multadas, sim. E não estou aqui sozinho. Trago a voz da dona Maria que ficou três dias sem água no Valo Velho. Trago a indignação do seu José, que perdeu os alimentos da geladeira no Parque Paraíso. Trago o clamor de mães, pais, idosos e trabalhadores que só querem respeito”, disse Jones Júnior (Solidariedade).

Recentemente, os moradores de Itapecerica da Serra enfrentaram mais de uma semana de falta de água, de acordo com a Sabesp, o corte no fornecimento foi motivado pelo rompimento de uma adutora na cidade vizinha Embu das Artes, porém a demora no reparo resultou em longos dias sem água. A falta de abastecimento causou até mesmo protesto na Rodovia Régis Bittencourt.

Diante desse cenário, o vereador Jones Júnior apresentou o projeto de lei criando a penalidade em multa pecuniária de até mil UFESP por dia e por unidade consumidora afetada – cada UFESP equivale a R$37,02. No projeto, o autor destaca que não serão aplicadas penalidades nas seguintes hipóteses: manutenção programada previamente comunicada com no mínimo 48 horas de antecedência; ocorrência de força maior, como desastres naturais severos; e problemas localizados de responsabilidade exclusiva do usuário final.

O projeto que recebeu apoio dos demais vereadores durante a sessão, ainda destaca que, os valores arrecadados com eventuais multas serão vinculados a um fundo municipal destinado a ações emergenciais em saúde, defesa civil e abastecimento em situações de crise hídrica ou energética.
“Quero parabenizar você por esse projeto que é de grande valia para a nossa cidade, aonde é uma ferramenta para fazer essas concessionarias que não funcionarem serem penalizadas até ser extinguida da nossa cidade. Parabéns ao vereador Jones Júnior e ao Mandato Coletivo Cleo Pq. União”, disse o vereador Alex Pires (Podemos).

O vereador Soares (União Brasil) também parabenizou pela indicação do projeto. “Quero parabenizar você por essa propositura que vem a calhar com o momento difícil que nós passamos pela cidade, e também tendo em vista que a Enel e a Sabesp são empresas terceirizadas. Elas realmente devem e tem que ter a obrigação de ressarcir a cidade, então quanto mais regramentos e ferramentas para que puna essas empresas, que elas possam sentir no bolso como empresas particulares para ter um serviço de qualidade para o nosso povo”, destacou.

Leave a Comment