Embu das Artes não registrou nenhum caso de febre amarela em macacos, nem em humanos, mas, apesar disso, está oferecendo a vacina em todas as unidades básicas de saúde. Segundo Leonardo Marcolan, coordenador da Vigilância Epidemiológica da cidade, trata-se da maior ação de cidadania e saúde pública dos últimos 15 anos. Devem tomar a dose toda a população a partir de 9 meses de idade*. Basta comparecer à UBS mais próxima com um documento pessoal, carteira de vacinação e cartão do SUS, se possuir, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda causada por picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. A doença não é contagiosa e não pode ser transmitida de pessoa para pessoa e nem de macaco para seres humanos. Febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos são alguns dos sintomas que podem aparecer repentinamente. Dependendo da gravidade desses sintomas, a febre amarela pode matar. Sua letalidade é alta, cerca de 50%, ou seja, a cada dois pacientes que contraem a doença, um vai a óbito. Portanto, é fundamental estar imunizado. No sábado, 6 de janeiro de 2018, a ação será intensificada em todas as UBSs, das 9 às 16h.
* Não pode tomar a dose: gestantes, pacientes que tomam imunossupressores, pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia, pacientes que fazem diálise e hemodiálise, soro positivo HIV (podem tomar a vacina se apresentar relatório do especialista que o acompanha), pacientes que receberam alta nos últimos dois anos de tratamento contra o câncer (podem tomar apresentando a carta do oncologista), portadores de artrite reumatoide, lúpus, doenças neurológicas graves (paciente com crise convulsiva sem controle), pacientes que tenham tomado a vacina contra a febre amarela há menos de um ano.
Leave a Comment