Uma das unidades da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UniVesp) foi inaugurada na noite dessa quinta-feira, dia 24, no Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes. A cerimônia de entrega contou com a presença dos 200 estudantes aprovados no vestibular, além do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, também do prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes e demais secretários e vereadores da região. Veja todas as fotos.
A unidade fornece cursos à distância de engenharia da computação, engenharia de produção, licenciatura em matemática e pedagogia. De acordo com a prefeitura, mais de 3 mil pessoas, de Embu das Artes e demais cidades, realizaram o processo seletivo.
A estrutura do polo embuense comporta duas salas de aula, um laboratório de informática, uma secretaria, uma sala de coordenação e uma sala de estudos e banheiros, além de estar dentro do Parque do Lago Francisco Rizzo, ambiente tranquilo e arborizado da cidade.
O convidado especial da noite, professor Paulo Sartori, também conhecido como “professor Papau”, esteve presente. Ele realizou uma palestra de motivação aos estudantes. Papau é uma das primeiras pessoas a ganhar credibilidade no ramo de Educação à Distância, quando ainda apresentava o programa Vestibulando, da TV Cultura, nos anos 90.
“Eu fico muito emocionado de participar desse tipo de coisa, porque para cada aluno presente aqui, a importância de fazer parte dessa universidade é muito grande. A responsabilidade que eles têm com a família já está compensada pela alegria de ter passado no vestibular. Parabéns para Embu das Artes e região por esta iniciativa que se apresenta”, disse Papau.
O prefeito Ney Santos ressaltou a importância da UniVesp para solucionar a falta de capacitação dos cidadãos que têm dificuldade em ingressar no mercado de trabalho. O prefeito ainda lembrou do ano de 2010, quando ainda era vereador, onde surgiu a notícia da implantação de uma universidade federal em Embu das Artes, mas que não aconteceu.
“Quando lançou esse programa da UniVesp surgiu a oportunidade de avançar e correr atrás de fazer se tornar realidade. Em 2010, o sonho da nossa população foi frustante, mas essas 200 pessoas que estão matriculadas hoje na UniVesp estão representando toda a população embuense. Estamos reconstruindo a cidade e nada melhor do que começar pela educação”, salientou o prefeito.
Responsável direto e idealizador do projeto UniVesp em Embu das Artes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Prado, enalteceu o trabalho em conjunto do Executivo com o Legislativo embuense para a vinda do núcleo de ensino superior.
“É uma etapa do início de um sonho, a concretização de uma universidade pública em Embu das Artes. O que estamos fazendo neste momento é oferecer uma oportunidade para que os interessados pela educação possam se capacitar. Diante desse cenário de mais de 14 milhões de desempregados em nosso país, nós precisamos de capacitação e formação em prol de gerar empregos. Este é um projeto grandioso, acima de toda demanda e coragem. O tempo foi curto, o espaço foi pequeno, mas conseguimos fazer um grande trabalho”, discursou o vereador.
Já para o secretário de Educação, Pedro Ângelo, “em três meses estruturamos esse espaço graças ao trabalho do prefeito Ney Santos, vereadores Hugo Prado juntamente com outros vereadores da cidade. É uma grande responsabilidade justamente no momento em que o país tem apenas 18% das pessoas estudando em universidades, onde poucos têm a oportunidade de usufruir de uma universidade pública. No momento de crise, é na educação que se investe.”
A coordenadora da UniVesp, Márcia Garcia, reforçou sobre o avanço do ensino à distância. “Estamos vivendo um momento histórico na cidade, no estado e no país. Nós acabamos de abrir mais de 16 mil vagas, distribuídas em 63 municípios no ensino superior gratuito e à distância. Serão os melhores professores do país, os mesmos da USP, Unicamp e Unesp. Nada disso seria possível se a cidade de Embu das Artes não tivesse aderido a parceria”, destacou.
A Univesp é uma universidade pública do estado de São Paulo, destinada a oferecer cursos semipresenciais para todo o estado, sendo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, do governo do estado de São Paulo. Seus cursos são oferecidos em parceria com a Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta.
Leave a Comment