Moradores do sobrado que desabou na manhã desta segunda-feira (9), em Taboão da Serra, Grande São Paulo, não se feriram, mas não conseguiram salvar os bens materiais. Uma obra paralisada atrás da casa pode ter causado o problema, aponta Helder de Souza Araújo, morador do imóvel que caiu.
“Começou a existir [problema] de dois anos e meio para cá, onde o vizinho dos fundos decidiu fazer uma demolição. Nisso que ele fez a demolição, também fez a remoção de terra. Alívio por estar vivo, tanto eu quanto a família, mas, por dentro, completamente triste. Um sonho que desabou junto com a casa”, disse Helder ao SP2.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada por volta das 11h para atender uma ocorrência de desabamento na Rua David da Silva Meireles, Jardim Maria Luzia, perto de um supermercado.
No local, policiais militares, bombeiros e uma equipe da Defesa Civil constataram que ninguém havia ficado ferido e interditaram a área.
Suzy Norbiato, cabeleireira, também morava no sobrado. Segundo ela, por volta de 1h20, a família acordou e saiu do local.
Em nota, a prefeitura de Taboão da Serra informou que a causa do desabamento será concluída pela perícia da Polícia Civil.
“O Governo Municipal esteve no local para prestar auxílio às famílias. No local, o proprietário afirmou que já estava em conversa com as famílias e que já tinha acordo de disponibilizar suporte financeiro em relação à moradia e também se responsabilizou pela reconstrução da casa.
A obra nos fundos do terreno estava paralisada e tinha sido autuada como irregular pela Fiscalização de Obras da Prefeitura, após receber denúncias. O Governo Municipal seguirá com o processo de irregularidade da obra.”
Ainda conforme a prefeitura, outras duas residências vizinhas foram interditadas para segurança dos moradores.
A Secretaria da Segurança Pública disse que o caso está sendo registrado como desabamento ou desmoronamento pelo 2º Distrito Policial da cidade, que requisitou perícia.