Taboão da Serra foi um dos destaques do ranking “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, estudo elaborado pela Urban Systems para a Revista EXAME que avalia cidades com mais de 100 mil habitantes em seis áreas econômicas. O município ficou na 13ª posição no eixo Serviços, o que reflete a política que está sendo adotada pelo Governo Municipal.
De acordo com o ranking, Taboão da Serra teve crescimento significativo este ano no número de estabelecimentos de serviços e de empregos qualificados em comparação a 2021, dentre outros indicadores. O percentual de estabelecimentos de serviços cresceu de 0,62% em 2021 para 2,27% em 2022, e o de empregos qualificados subiu de 17,96% no ano passado para 18,44% este ano.
Para o estudo foram utilizados dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
No eixo Comércio, o número de estabelecimentos atacadistas aumentou de 0,80% em 2021 para 6,92% este ano. O saldo de empregos no comércio varejista saltou de 89,00 para 437,00 em 2022, e no setor atacadista subiu de 11,00 em 2021 para 35,00 este ano.
“A economia da cidade de Taboão da Serra precisava ser repensada e foi isto o que fizemos. Adotamos políticas que atraíram novas empresas, promovemos capacitações empreendedoras para os munícipes e os resultados dos investimentos estão sendo colhidos. Para 2023 pretendemos ampliar ainda mais as ações para que Taboão da Serra seja a Cidade das Oportunidades, que abraça a todos e oportuniza a mudança para melhor da vida das pessoas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Wanderley Bressan.
O crescimento no setor de Comércio é atribuído às políticas e investimentos realizados pelo Governo Municipal que atraíram grandes empreendimentos, como os hipermercados Atacadão, Assaí, Porto Seguro e Kaçula, um novo restaurante do McDonald’s no Pirajuçara, e outros ainda estão por vir, como a empresa de logística GLP e mais um Burger King. A expectativa é que cinco mil novos empregos diretos e indiretos sejam criados com a chegada dos empreendimentos.
Wanderley Bressan destacou ainda que o reconhecimento demostra que o Governo Municipal está “nos trilhos do desenvolvimento”. “Como secretário, o principal objetivo do meu trabalho é garantir que a geração de emprego e renda seja uma realidade para a nossa população. Saber que somos uma cidade de oportunidades demonstra que tudo que temos feito até aqui tem gerado resultados muito positivos”, destacou.
Durante a gestão, o Governo Municipal criou o Emprega Taboão que promoveu inúmeros processos seletivos e auxiliou milhares de taboanenses que buscavam por colocação profissional; a Fábrica de Talentos que entregou mais de dois mil certificados para alunos das escolas profissionalizantes da Prefeitura de Taboão da Serra; e a Casa do Empreendedor, programa que reúne o Banco do Povo Paulista e o Sebrae Aqui.
Só este ano, a Casa do Empreendedor realizou mais de 13 mil atendimentos, entre orientações e capacitações para quem já empreende e para quem deseja abrir o negócio próprio, além de conceder microcrédito para empreendedores formais e informais alavancarem os negócios.
O Governo Municipal também lançou o “Taboão para elas”, programa que fomenta o empreendedorismo entre as mulheres e é dividido em três etapas, a primeira fase destinada às mulheres em situação de vulnerabilidade social; a segunda para aquelas que têm condições de empreender, mas ainda não o fazem; e a terceira fase para empreendedoras que desejam expandir seus negócios. A expectativa é que mais de duas mil mulheres sejam beneficiadas pelo Taboão para elas.
Serviço:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SDE)
Casa do Empreendedor | Emprega Taboão
Unidade Pirajuçara – Estrada Kizaemon Takeuti, 1987 | Telefone: (11) 4138-2000
Unidade Maria Rosa – Rua Cesário Dau, 535 | Telefone; (11) 4788-7888
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Leave a Comment