X

Silvio Modesto realiza bate-papo musicado no Teatro Solano Trindade

O sambista, compositor e intérprete Silvio Modesto realiza no próximo sábado, 29/11, às 15h, o segundo bate-papo musicado da série de eventos que antecede o lançamento do álbum “Confidências de um sambista”, previsto para o início de 2026, apresentando ao público histórias e composições que marcaram sua trajetória. O encontro será realizado no Teatro Popular Solano Trindade trazendo as participações dos músicos Paulinho Timor e Caê Rolfsen, produtores musicais do álbum.

Primeira produção fonográfica de Silvio Modesto em vinte anos, “Confidências de um sambista” integra um projeto que celebra sua trajetória de cerca de 70 anos de samba e carnaval e que também conta com um curta-metragem, dirigido pelo premiado diretor Lucas Fazzio. A produção contempla suas mais representativas composições, como “Elos da raça”, “Meu lirismo” e “Samba sem tristeza”, entre outras, trazendo o ineditismo de serem registradas pelo próprio sambista – sem dúvidas, o melhor intérprete de suas criações. Além disso, o álbum apresenta um panorama abrangente de sua obra, contemplando as fases mais representativas de sua carreira, bem como seus principais parceiros, como Jangada, Pasquale Nigro e Capri.

No primeiro encontro, realizado no Espaço Cachuera!, em São Paulo, o sambista, morador de Embu das Artes há aproximadamente 40 anos, contou histórias, causos e curiosidades sobre sua trajetória artística e trouxe algumas reflexões sobre o universo do samba e do carnaval, que o envolve desde a infância, quando ainda residia no Rio de Janeiro. Clássicos como “Samba sem tristeza” e “Meu lirismo” tiveram espaço no encontro, assim como composições menos conhecidas de sua obra, como “Vai à luta, canoeiro” e “Do samba não vou sair”. Um destaque ficou por conta da inédita “Olha pra trás, amor”, de seu padrinho Morenito da Capela, responsável por sua iniciação no samba, que estará presente no álbum a ser lançado no início de 2026.

Na atividade a ser realizada em Embu das Artes, além de contar estas histórias e interpretar seus grandes clássicos, Silvio Modesto poderá relembrar os tempos em que atuou, ao lado de sua esposa, Dona Nilza, no próprio Teatro Popular Solano Trindade, dando luz a uma passagem de sua biografia pouco conhecida.

O bate-papo terá mediação de Paulinho Timor, diretor artístico do álbum e amigo pessoal de Silvio Modesto há mais de vinte anos, que também atuará como ritmista. Caê Rolfsen, diretor musical do disco, por sua vez, atuará como violonista. A atividade contará com entrada gratuita e recursos essenciais de acessibilidade espacial e interpretação em libras.

Este projeto é realizado com recursos do Fomento à Cultura (ProAC), programa do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Considerando o recebimento do recurso público mencionado e o interesse na ampliação do acesso aos produtos culturais, foram adotadas medidas de democratização do projeto como: atividades gratuitas, apresentações em espaços públicos e distribuição do álbum (CD físico) aos programas CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura e Fábricas de Cultura e instituições culturais públicas e privadas da capital paulista e do município de Embu das Artes.

Serviço:

Bate-papo musicado com Silvio Modesto

29/11 (sábado) – 15h – Teatro Popular Solano Trindade: avenida São Paulo, 176, Centro

Entrada gratuita

Leave a Comment