Semana do Meio Ambiente chamou a atenção para a importância das abelhas sem ferrão
O evento, que ocorreu na Câmara dos Vereadores de Embu das Artes, demonstrou como as meliponíneas são benéficas ao meio ambiente e à saúde do ser humano.
20 de junho de 2018
(Foto: Assessoria de Imprensa )

A Câmara dos Vereadores de Embu das Artes recebeu, no dia 09 de julho, os especialistas Katia Sampaio Malagoli Braga, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente; Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, pesquisador da Embrapa Meio-Norte; Paulo Sirks, biólogo e conselheiro da ONG SOS Abelhas sem Ferrão; e Eugênio Basile, criador da Mbee, para tratar sobre o tema meliponicultura durante o 1º Simpósio de Economia Verde.

O evento foi organizado pela Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Com duração de, aproximadamente, quatro horas, a mesa redonda foi mediada pelo diretor presidente da entidade, Rodolfo Vieira Nunes de Almeida.

Katia Braga, a primeira convidada a falar, contou que as abelhas sem ferrão são as espécies mais abundantes da região da Mata Atlântica, que depende da polinização destas para seu desenvolvimento. De acordo com ela, o Brasil é um país biodiverso em abelhas sem ferrão, tendo mais de 300 espécies conhecidas, como tiúba, jandaíra, uruçu, jataí, iraí e mandaguari.

Complementando a palestra da companheira de trabalho, Ricardo Camargo discorreu sobre o papel da abelha indígena de prestar um serviço ecossistêmico fundamental a todos nós. Ele também contou um pouco da história desses seres, dizendo que “quem começou a criar foram os povos originais da américa – maias, astecas. Eles tiraram os ninhos da mata e passaram esses ninhos para potes. Esses povos consideravam as abelhas como seres sagrados”. Depois falou de como ela é vista nos dias atuais e finalizou com a impactante frase: “Quem cria abelha, conserva.”

O terceiro a falar foi Paulo Sirks, que iniciou seu discurso comentando como surgiu a ONG SOS Abelhas sem Ferrão, uma entidade destinada à preservação das abelhas nativas do Brasil, cujas principais áreas de atuação são a educação ambiental, o resgate de enxames em risco e a divulgação de informações necessárias para a sua proteção. Com a apresentação de imagens e gráficos, evidenciou a importância do tema.

Veja também  Clube dos Comerciários se transformará em parque aquático em Cotia

Para finalizar, Eugênio Basile deixou todos os presentes com água na boca ao mostrar fotos de pratos que tem o mel de abelhas sem ferrão como ingrediente principal e explicar que a melhor forma de resgatar as abelhas nativas é através da gastronomia, visto que o mel é um alimento rico, sensorial, que tem o gosto do lugar em que é produzido.

O evento, destinado a empreendedores, abriu os olhos de quem busca oportunidades de negócios que geram renda ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação da natureza.

SOBRE A SEAE

Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região, para estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental, cultural e econômica, por meio de processos educacionais participativos e inclusivos, fomentando a atuação em políticas públicas, visando a conservação, recuperação e defesa do meio ambiente.

Crédito: Assessoria de Imprensa
EMBU DAS ARTES Exposição “Francisca Entre Amigos” A partir desta sexta-feira, dia 11, acontece a
A semana começa com temperaturas altas na região e a máxima chega aos 32°C em
A combinação de calor e umidade favorece a formação de mais áreas de instabilidade na