Planejamento e gestão. Estas têm sido as palavras de ordem da administração do prefeito Rogério Franco e, ao longo de 2017, foi a gestão planejada que permitiu grandes avanços em todas áreas sob tutela do poder público municipal. Na área da saúde, uma das mais críticas em todos os municípios, Cotia conseguiu avançar. Rompeu as barreiras do passado e informatizou o atendimento nas unidades de saúde e o controle de distribuição de medicamentos pelo almoxarifado.
“A gestão com planejamento resultou, ao longo do ano, em aumento de atendimento, de realização de exames, além de diversas campanhas de saúde que aconteceram pela cidade”, disse o prefeito Rogério Franco. “Saúde é uma área em que a demanda não finda e, mesmo com recursos limitados, temos otimizado, planejado para avançar mais”, completou o prefeito.
Este ano também se tornou realidade o aplicativo Saúde Simples Cotia, em que o paciente pode saber qual unidade de saúde mais próxima tem disponibilidade de medicamento prescrito pelo médico da rede durante a consulta, além de acompanhar os seus agendamentos e as últimas consultas pelas quais passou.
Ao longo de 2017, a Prefeitura de Cotia realizou diversos mutirões de consultas médicas com clínicos, ginecologistas, pediatras, além de mutirões para exames médicos como coleta de Papanicolau, ultrassons, entre outros, com o objetivo de dirimir as filas de espera por atendimento.
Campanhas, ações de orientação, palestras, cursos, capacitação de funcionários também estiveram na pauta de trabalho do gestor da saúde municipal. “Por determinação do prefeito Rogério Franco temos sido agressivos no sentido de planejar e otimizar a saúde, de forma que conseguimos fazer mais com os recursos que temos”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde. Os resultados foram aumento de 30,6% no número de atendimentos na atenção ambulatorial básica, entre o 1º e 2º quadrimestre do ano.
A secretaria de saúde também remanejou fonoaudiólogos que atendiam apenas nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Centro de Fisioterapia, Ortopedia e Reabilitação (Cefor) para reforçarem o atendimento na Unidades Básicas de Saúde; promoveu uma reestruturação interna que permitiu a retomada da implantação gratuita de DIU – um contraceptivo reversível, reforçou o atendimento na rede básica com a chegada de mais seis profissionais do Programa Mais Médicos, inteirando dez em atividade. “Fizemos muita coisa, mas reconhecemos que ainda há muito a ser feito. O projeto é continuar com gestão planejada e responsável que continue a dar resultados, como tem sido até o momento”, concluiu o secretário.
Principais ações na saúde ao longo de 2017
– Ação de prevenção a DST no Carnaval
– Ação de bloqueio febre amarela
– Castração de cães e gatos em Caputera e Caucaia do Alto
– Vacinação antirrábica para cães e gatos
– Campanha de Vacinação contra a gripe
– Mutirão de consultas médicas
– Mutirão de ultrassons
– Capacitação dos enfermeiros pelo Coren SP
– Reforço no atendimento com fonoaudiólogo
– Informatização do controle de medicamento da farmácia central
– Entrega de equipamentos para a saúde, como desfibriladores
– Implantação da Metodologia 5S nas UBS’s
– Reforma e manutenção de UBS’s
– Reforço no Programa Mais Médico com seis novos profissionais
– Campanhas preventivas e de diagnóstico precoce: Fique Sabendo, Tuberculose, Hanseníase
– Mutirão contra o Aedes aegypti, no Jardim Rosemary
– Caminhada Outubro Rosa, em Caucaia e Cotia
– Cãominhada Outubro Rosa
– Mutirão de Papanicolau
– Aplicativo Saúde Simples Cotia
– Curso de gerenciamento de estresse para famílias e cuidadores de especiais
– Informatização das UBS’s
– Implantação do prontuário eletrônico
– Retomada da implantação gratuita de DIU
– Implantação de call center, na Policlínica do Portão
– Implantação da sala de exames cardiológicos na Policlínica do Portão