X

Saúde de Itapecerica recebe prêmio de combate à tuberculose

O município de Itapecerica da Serra recebeu nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, prêmio pela qualidade no atendimento de pacientes com tuberculose, durante o Fórum Estadual de Tuberculose. A premiação ocorre todos os anos e é concedido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo como incentivo à implantação de estratégias de excelência no tratamento dos pacientes com esta doença.

Para este ano, foram avaliados diversos indicadores como alto percentual de cura e redução do risco de agravamento da doença. A premiação ocorreu no Centro de Convenções Rebouças e contou com a presença de várias autoridades como: a coordenadora estadual do Programa de Tuberculose Dra. Vera Galesi, a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Dra. Regiane Cardoso de Paula e a coordenadora geral de Tuberculose Dra. Denise Arakaki, do Ministério da Saúde.

O Dr. Milton Parron representou a Autarquia de Saúde-IS, da prefeitura de Itapecerica da Serra, e recebeu o prêmio das mãos das autoridades durante o Fórum.

Sempre é bom lembrar que a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa transmitida por um bacilo presente no ar e disseminada por um doente ao falar, tossir ou espirrar. Toda pessoa que estiver tossindo três ou mais semanas, deve procurar o posto de saúde mais próximo e realizar o exame para o diagnóstico da doença.

Em Itapecerica da Serra, todas as unidades de saúde realizam o teste chamado baciloscopia com a coleta de escarro e o resultado é bastante ágil. Além da tosse prolongada, febre baixa no final do dia, perda de peso e suor noturno podem indicar a possibilidade da doença. O tratamento é totalmente gratuito e é feito com a utilização de antibióticos. Os casos são acompanhados com muita atenção pela Autarquia de Saúde-IS.

Leave a Comment