O Rodízio Municipal de Veículos será suspenso para carros na sexta-feira (22), na cidade de São Paulo (SP), devido feriado prolongado de Tiradentes, no dia 21 (quinta-feira).
Os veículos com placa final 9 e 0 podem circular normalmente na capital paulista durante toda a sexta-feira. O rodízio volta ao normal na próxima segunda-feira (25).
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que as demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da sexta-feira (22): Rodízio de veículos pesados (caminhões); Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF). Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.
No feriado de Tiradentes, dia 21 (quinta-feira), o rodízio de veículos e demais restrições não vigoram na cidade.
O rodízio restringe a circulação de automóveis no minianel viário da cidade, nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e à tarde, das 17h às 20h.
Nas segundas, não podem circular veículos com finais de placa 1 e 2; nas terças, 3 e 4; nas quartas, 5 e 6; nas quintas, 7 e 8; e nas sextas, 9 e 0.
O motorista que descumpre o rodízio é multado no valor de R$ 130,16, além de receber 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A infração de trânsito é considerada de nível médio.