X

“Quem cresce na periferia sem essas oportunidades só encontra na pistola e na biqueira uma forma de sobreviver, de ganhar dinheiro”, declarou o vereador Abidan Henrique

Durante a sessão ordinária da quarta-feira, dia 1/3, o vereador Abidan Henrique criticou a atuação do GCM Clayton, em uma tentativa de assalto que ocorreu na madrugada da segunda-feira, dia 27/2, no qual envolveu um idoso na Estrada dos Moraes, e com a intervenção do guarda municipal dois bandidos foram mortos. Em sua fala, Abidan mira uma reflexão da falta de politicas públicas para os jovens, mas questiona o procedimento policial, que além de evitar o assalto, ainda salvou a vida da vítima.

O presidente da Câmara, Renato Oliveira apresentou uma moção de aplausos e congratulações ao GCM, e destacou ainda que a comemoração não era pela morte das pessoas, mas sim pela vida da vítima e também do guarda. “Essa moção de congratulação não é celebrando a morte do seu filho, mas é celebrando a vida do trabalhador”, disse direcionando a fala a mãe de um dos rapazes. Ainda continuou, “como a senhora mesma me disse infelizmente, ele não ouviu a senhora, infelizmente ele não ouviu os conselhos da senhora”.

Em seguida, o vereador Abidan Henrique falou do caso e foi contrário a moção de aplausos. “Eu fiz uma fala há dois anos atrás, no começo do mandato quando a gente não entrega para nossa juventude, para a nossa população politicas publicas educacionais e de oportunidades para os jovens de periferia conseguir emprego, a conclusão é que quem cresce na periferia sem essas oportunidades só encontra na pistola e na biqueira uma forma de sobreviver, de ganhar dinheiro porque às vezes parece que é um incentivo melhor”, defendeu.

O vereador Abidan ainda questionou o procedimento policial realizado na tentativa de assalto. “O procedimento que foi feito naquele vídeo foi completamente errado, e não dá pra gente vir aqui na tribuna e ficar exaltando o que aconteceu. O que deveria acontecer na verdade é uma reciclagem dos nossos GCM’s, para que aquela abordagem não se repita”, disse.

Os demais vereadores criticaram o posicionamento do vereador Abidan Henrique sobre o assunto, e também teve criticas fora da Câmara Municipal de Embu das Artes, de figuras públicas da cidade, além do vereador de São Paulo, Fernando Holiday que postou um vídeo com o título, “vereador esquerdista defende bandido e ataca GCM” – até a tarde desta sexta-feira, dia 3/3, o vídeo já atingiu 123 mil visualizações no instagram. O deputado federal Delegado Palumbo também publicou um vídeo criticando a postura do vereador Abidan – que já tem 177 visualizações.

O Primeiro Notícias entrou em contato com o vereador Abidan Henrique, porém até a publicação dessa matéria ele não respondeu o questionamento da repórter.

Leave a Comment