X
    Categorias: CotiaDestaque Página InicialSaúde

Profissionais da saúde participaram de simulação de acidente organizada pelo SAMU da Cotia

Pouco depois das 8h da manhã, desta terça-feira (13/08), já era possível notar uma movimentação diferente nas dependências da empresa Coremal Pochteca, em Cotia. Estudantes de enfermagem se preparavam para participarem da simulação de um Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV). Com a maquiagem das vítimas prontas, todos foram para seus lugares na cena do acidente. A simulação envolveu cerca de 150 profissionais e mais de 30 vítimas de uma explosão de um caminhão tanque com produto químico. O treinamento foi organizado pelo SAMU de Cotia.

Por volta das 10h15, a sirene da empresa disparou dando conta de que a explosão tinha acontecido. As vítimas que podiam, gritavam por socorro, enquanto a Brigada da empresa evacuava o local e orientava as vítimas. O Corpo de Bombeiros foi o primeiro a chegar e, na sequência, viaturas do SAMU. Equipes de Cotia, Itapevi, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista, Jandira e de Santana de Parnaíba somaram esforços para socorrer as vítimas e removê-las para o Hospital Regional de Cotia, UPA Atalaia e PA Parque São George.

“Este tipo de ação é importante para os profissionais darem respostas corretas em caso de uma emergência real. Parabéns a todos que participaram, com certeza foi um treinamento muito válido”, disse Renata dos Santos, coordenadora do SAMU de Cotia.

De acordo com o secretário de Saúde de Cotia e médico, Magno Sauter, as simulações envolvendo diferentes órgãos de resgate também auxiliam na integração entre eles. “Uma emergência de média ou grande proporção mobiliza diversas equipes, por isso é importante a sintonia e integração entre elas e, nesta simulação, o SAMU de Cotia está de parabéns por conseguir mobilizar tantas equipes”, disse Sauter.

A simulação contou também como apoio de Agentes de Trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito e da equipe da Defesa Civil que fez a vistoria no local, depois que todas as vítimas foram removidas.

Segundo Edmar de Souza, técnico de Segurança do Trabalho, da Coremar, a oportunidade de receber a ação foi muito positiva. “Atuamos com produto petroquímico e este tipo de treinamento faz parte de nossa rotina, mas nunca nessa proporção. Com certeza foi um evento rico de informação e procedimento no que tange a emergências químicas com múltiplas vítimas”, disse.

Os estudantes que participaram do incidente são das escolas Vital Brasil e Mario Schenberg e, na ocorrência, estiveram divididos entre vítimas em quatro classificações, desde óbito no local, passando por graves ferimentos e fraturas, até escoriações e queimaduras leves.