Na manhã desta segunda-feira (12), durante operação de combate ao crime, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais uma carga milionária de cigarros contrabandeados. Ela estava escondida num caminhão-baú. São aproximadamente 700 mil maços de cigarros, avaliados em R$ 2,45 milhões. A carga ilegal foi apreendida após identificação de um erro de português na nota fiscal da carga. Um homem foi preso. A carga foi apreendida em Registro/SP.
Por volta das 09h10, PRFs em serviço na Unidade Operacional de Registro, km 439 da Rodovia Régis Bittencourt, abordaram um caminhão trator Scania modelo P340 com placas de São Paulo/SP, tracionando um semirreboque baú com placas de Ibitinga/SP, conduzido por um motorista profissional de 32 anos.
Durante inspeção ao veículo e carga, o motorista apresentou uma nota fiscal de “BUBINAS” de PAPEL, que foi despachada de Bocaiuva do Sul/MS e tinha como destino Belo Horizonte/MG. Tendo em vista o grave erro de português, os PRFs decidiram conferir a carga, momento que encontraram 700 mil maços de cigarros produzidos no Paraguai, todos acondicionados em 1.400 caixas.
Questionado, o motorista acabou por admitir que sabia da carga de cigarros, que ela é ilegal e que a levaria até Belo Horizonte. Ainda segundo o motorista, há menos de 05 meses, ele foi preso pelo mesmo motivo no estado do Paraná.
Após o registro da prisão em flagrante e da apreensão da carga e dos veículos, o motorista foi recolhido ao sistema carcerário da região. A carga, posteriormente, será destruída e os veículos serão leiloados e os recursos revertidos à União.
Somente este ano, na Região do Vale do Ribeira, a PRF já apreendeu 1,81 milhão de maços de cigarro que, nas ruas, seriam revendidos por pelo menos R$ 6,35 milhões.
Vale lembrar que o contrabando de cigarros é um dos meios de financiamento do crime organizado.
Leave a Comment