A prefeitura de Embu-Guaçu cancelou a festa junina 2019. A festa era realizada desde 2017 pela Secretaria de Cultura do município e, por meio de uma nota, divulgada nas redes sociais, a prefeitura justificou o cancelamento. De acordo com o texto oficial, a decisão foi tomada em conjunto, levando em consideração um “acordo oficial celebrado entre a Administração Pública e a Corregedoria Geral” que visa à contenção de verbas públicas para dar “atenção maior a prioridades mais urgentes”.
Na lista das prioridades elencadas pela nota está a conquista do Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) dos prédios públicos do Município, como o Centro Cultural, o Ginásios de Esportes e escolas.
O Secretário da Cultura de Embu-Guaçu, Marco Santos, considera justo o cancelamento e acredita que a população compreenderá a decisão. “Não acredito que as pessoas enxergarão com maus olhos, uma vez que uma boa parte da população se manifesta constantemente nas redes sociais criticando a realização dos eventos, sugerindo inclusive que com essa verba se compre ambulâncias, tape buracos ou se faça coisas que classificam como mais importantes”, argumenta.
O secretário disse ainda que possui o respaldo dos poderes Legislativo e Judiciário e que, portanto, sente-se “tranquilo para cancelar a produção do evento e aguardar que a verba economizada acelere a realização das ações consideradas como principais”. Em outro trecho da nota ele criticou as festas juninas, referindo-se a elas como “festas apoteóticas”, disse que não pode “fechar os olhos para as grandes dificuldades que aí estão” e que vai se dedicar mais a trabalhos menos apoteóticos.
“Temos muitas coisas menos apoteóticas acontecendo na Secretaria de Cultura e vou me dedicar mais a esses trabalhos e o público vai perceber melhor a importância desses projetos”, afirma.
No Facebook, rede social em que foi publicado o texto, a nota recebeu muitas críticas. “Gastos com festa junina? Com o que? Barracas terceirizadas, shows? Quais?”, questionou um internauta. “Mais uma festa típica e tradição da cidade de Embu-Guaçu se acabando”, lamentou outra.
Entretanto, houve também manifestações de apoio. “De certa forma eu apoio o cancelamento, desde que a verba que seria destinada para a tal festa seja realmente utilizada nas prioridades como relatou a nota”, diz um dos comentários. “Não gosto de festa junina então para mim não fará um pingo de falta”, finalizou outro internauta.