A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma série de ações voltadas para conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem e sobre exames preventivos. Por conta do movimento Novembro Azul, a iniciativa tem foco na saúde do homem. Até o dia 10/11, acontece a Campanha de Hanseníase. A Secretaria de Saúde reforçou as ações de detecção da doença, por meio dos profissionais médicos e enfermeiros, identificando sinais e sintomas. O objetivo é questionar o paciente durante a consulta sobre a existência de manchas na pele e orientar sobre a doença, desmistificando o estigma se arrasta há anos. Hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria e é transmitida por secreções das vias aéreas superiores ou por gotículas de saliva. Causa mancha de cor parda, esbranquiçadas ou eritematosas, compromete os nervos periféricos, provoca perda de pelos e sensibilidade, entre outros. Em Cotia, o morador que identificar manchas suspeitas no corpo deve fazer contato pelo telefone 4616-5921, ramal 4236 e agendar um atendimento.
Até o dia 20/11, acontece a Campanha de Tuberculose para intensificar a busca ativa de casos da doença na segunda fase. Todas as Unidades Básicas de Saúde participam da campanha com atividades de divulgação e busca ativa, também será dada informações sobre as sintomatologias da doença. Uma vez detectada a doença, o tratamento é realizado na própria unidade de saúde.
Entre os dias 27/11 e 1º/12, a Prefeitura de Cotia realiza a Campanha Fique Sabendo com a oferta de teste rápido de HIV e Sífilis (conforme cronograma abaixo). A campanha acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde e no SAE/CTA. A ação tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao teste destas doenças, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e formas de prevenção. O resultado do teste sai em 30 minutos.