No último sábado(30), por volta das 19h30, policiais militares receberam via Copom, uma denúncia sobre diversas pessoas reunidas em um local descampado na Estrada Municipal, no bairro do Caputera. Segundo a denúncia, indivíduos estariam preparando grandes balões que seriam soltos na região, equipados com fogos de artifício.
Quando os policiais chegaram ao local, os indivíduos já haviam sido informados por vizinhos da presença das viaturas e se evadiram do local no meio da mata. No local foram encontrados apetrechos para a construção de balões e um “arsenal” (grande quantidade) de fogos de artifício.
Foram apreendidos 2.000 bombas dinamite, 1.943 rojões, 2.048 rojões de vara e 2.686 bombas “batom”, impedindo assim a ação que poderia causar incêndios de larga escala pela região.
A autoridade policial foi comunicada e requisitou perícia. Também compareceu ao local a guarnição do GATE e a equipe do Corpo de Bombeiros, para remoção dos explosivos e dos demais componentes.
O crime, de natureza ambiental, é previsto no art. 42 da LF n. 9605/98, de natureza “Fabricar, vender, transportar ou soltar balões”. A apuração será feita pela delegacia especializada – DIICMA da Seccional de Carapicuíba.
Atendeu a ocorrência a viatura M-33312, Sd Daniel e Sd Arruda, com apoio da viatura do CGP3, Sgto Buava, Sd Almas e Sd Durães; M-33309, Sd Luis Carlos e Sd Vilas Boas; S-1124 da Perícia do IC. de Taboão da Serra, da viatura do GATE, e AB-18204 do Corpo de Bombeiros.