Vamos de parte 2 sobre minha experiência na saúde de Embu das Artes. Recebi inúmeras mensagens perguntando como estou, e graças a Deus estou bem. O inchaço desapareceu e tive que desmarcar os médicos em razão do tratamento do covid-19, mas na próxima semana vou realizar exames para investigar.
Após a alta médica do Pronto Socorro Central, fui para casa com sintomas de gripe, porém um cansaço obrigou que eu fosse em uma clínica particular, foi feito o exame do covid e também uma tomografia, que identificou 50% do pulmão comprometido. A orientação era uma internação urgente.
Com bastante receio, mas fui internada na Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santo Eduardo no dia 26 de julho, e no dia seguinte transferida para o Hospital Leito no Jardim Vazame, onde fiquei até o dia 1º de agosto. Tive a necessidade de utilizar oxigênio durante alguns dias.
Tive contato com meus pais e com tantas pessoas na clínica, por irresponsabilidade do Pronto Socorro Central que não realizou o exame de Covid-19, antes da alta médica coloquei em risco a vida de diversas pessoas, inclusive dos meus pais que testaram positivo. Graças a Deus, em razão da vacinação completa, eles tiveram apenas sintomas leves.
O quarto que fiquei internada na primeira vez, possuía 4 leitos e cerca de 7 pacientes passaram pelos demais leitos durante meus 5 dias de internação, fora os visitantes e acompanhantes dos pacientes idosos. Ou seja, além da equipe médica uma grande movimentação de pacientes vindos da rua e ninguém realizou o exame de covid. Inclusive uma idosa que estava no mesmo quarto faleceu e a família havia solicitado exame de covid.
Um detalhe importante, no leito que ocupei, dias antes estava uma funcionária que foi retirada do quarto com suspeita da doença e isolada em outro quarto. Além dela ter passado alguns dias em contato com os demais pacientes daquele quarto, na sexta, dia 16/7, ela foi levada para tomar banho no mesmo quarto, já com teste positivo de covid.
Em meio a uma pandemia, o básico é a realização do exame de covid. Falta gestão ou é meramente irresponsabilidade? As críticas são necessárias para que os gestores busquem uma melhoria principalmente em uma área tão importante como é a saúde.
Leave a Comment