Pediatra alerta sobre os perigos do sarampo e a importância da vacinação
O médico pediatra Rodrigo Ottoni de Carvalho atua no Hospital São Francisco (HSF), em Cotia.
24 de junho de 2019
(Foto: Divulgação)

“O sarampo é uma doença de alta transmissibilidade, grave e pode deixar sequelas e a única forma de preveni-la e combatê-la é com a vacinação”, afirma, categórico, o médico pediatra Rodrigo Ottoni de Carvalho, que atua no Hospital São Francisco (HSF), em Cotia.

O alerta vem agora que o País corre o risco de perder o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, concedido em 2016 pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). De 2018 para cá já foram registrados mais de 10 mil casos da doença.

De acordo com o especialista, embora possa contaminar pessoas de todas as idades, o sarampo é ainda mais perigoso para as crianças. “O vírus do sarampo tem a capacidade de ‘minar’ o sistema imunológico, que nas crianças ainda está se aprimorando. Ele vai diminuindo as defesas do organismo e favorecendo infecções secundárias como otite média aguda, pneumonia e até meningoencefalites”, ressalta o pediatra.

O médico explica que a doença “compromete a resistência imunológica do paciente, facilitando a ocorrência de uma super infecção na qual 30% dos casos podem cursar com uma ou mais complicações, principalmente em crianças menores de cinco anos”.

Carvalho lembra que o sarampo foi responsável por altas taxas de mortalidade em crianças até o advento da imunização e que as sequelas podem ser graves, variando de acordo com o órgão comprometido: “as neurológicas merecem destaque, além de algumas como surdez, cegueira, diminuição da capacidade mental etc.”, enumera. Com a vacinação, diz o médico, o paciente fica menos suscetível às formas graves da doença e suas complicações.

Importância da imunização

De acordo com o pediatra Rodrigo, o País teve grandes conquistas com relação ao sarampo ao longo dos anos. “O Brasil, em pouco mais de 30 anos, conseguiu um grande avanço contra o sarampo. Em 1986 foram notificados quase 130.000 casos da doença e em 2016 a OMS [Organização Mundial da Saúde] considerou a doença erradicada no país, mas esse quadro mudou em apenas dois anos. Em 2018 foram confirmados um pouco mais de 10.000 casos”, frisa.

Veja também  Deslizamento de grandes proporções na rodovia Raposo Tavares

O controle do sarampo no Brasil havia atingido uma estabilidade graças as estratégias de imunização e o fortalecimento da vigilância epidemiológica, mas o quadro mudou de 2018 para cá. Não por acaso, nessa mesma época, boa parte dos brasileiros foram atingidos por um tipo de onda ideológica via mídias sociais que espalhou a desconfiança com relação a eficácia das vacinas. Isso levou muitos pais a deixarem de vacinar seus filhos e até de vacinarem-se a si próprios, o que fez ressurgirem os surtos.

“As causas são múltiplas, mas o que chamou atenção foi uma certa ‘negligência’ por parte da população , que levou quase metade dos municípios a não atingirem a meta de vacinar 95% das crianças entre 1 e 5 anos de idade. Com isso o vírus continua em circulação no país. É essencial que os pais vacinem seus filhos e a si próprios, caso não tenham sido vacinados, e na dúvida devem procurar o posto de saúde ou locais certificados com seu cartão de vacinação”, recomenda o especialista.

Sobre a vacina

A eficácia da vacina contra o sarampo é alta, pode chegar a 95%. São dois os tipos utilizados: a tríplice viral – que combate sarampo, caxumba e rubéola -, e a tetra viral, que acrescenta à tríplice o fator Varicela. Ambas podem ser encontradas no HSF.

O esquema vacinal preconiza a tríplice viral aos 12 meses de vida e a tetra viral aos 15 meses. Os não-vacinados até os 4 anos de idade seguem o mesmo esquema, mas com intervalo mínimo de 30 dias para a segunda dose. De 5 a 29 anos são aplicadas duas doses da tríplice; enquanto que de 30 a 49 anos e dose é única.

O Hospital São Francisco dispõe de ambas as vacinas, além de outras. A preocupação do Hospital com a qualidade dos imunológicos é tão grande que foi estabelecida uma parceria do HSF com a Vacinville – melhor clínica de vacinas da região. Para a direção do Hospital, manter a vacinação em dia e com imunológicos confiáveis é fundamental para a saúde de todos.

Veja também  Inscrições abertas para aula de espanhol em Cotia

Sintomas

Como na grande maioria das viroses, os sintomas no início são inespecíficos, destaca o médico.

Febre, tosse persistente, coriza, conjuntivite, febre alta por mais de três dias , mudança na característica da tosse e o exantema (manchas vermelhas no corpo) são, os sinais de alerta mais comuns para o sarampo.

O período de incubação, no geral, costuma ser de 10 dias, mas pode variar de 7 a 18 dias. “O mais importante é o período de contágio, quando ocorre a transmissão da doença, que ocorre quatro dias antes do exantema e dura até quatro dias depois”, orienta Carvalho.

Crédito: Assessoria de Imprensa
Um momento de grande dor pode ser também sinônimo de esperança para muitas pessoas que
Um relatório publicado em julho de 2018 pelo Banco Mundial, a Organização para a Cooperação
A ONG Proteção Animal de Taboão da Serra anunciou uma parceria de peso com o