No sábado, 23/10, o Centro Cultural Mestre Assis do Embu recebe o lançamento do livro Ritmos, Cores e Formas Geométricas, de Paulo Dud, que agrega sua produção artística de mais de 40 anos. Dud é artista plástico, produtor, promotor e curador de eventos culturais. Foi idealizador e organizador da Loucos por Vinil Fair em Embu das Artes, cidade onde vive desde 1986 e é servidor da Secretaria de Cultura.
O artista participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e suas obras figuram em coleções particulares e públicas dentro e fora do País. É um dos poucos representantes, no Brasil, da chamada Optical Art. Seu trabalho tem raízes no construtivismo alemão da escola Bauhaus e possui influências do artista plástico brasileiro Luís Sacilotto (1924 – 2003) e do húngaro Victor Vassareli (1906-1997).
Segundo Oscar D’ Ambrosio, que faz o prefácio, na poética de Paulo Dud, dentro de uma vertente construtivista, as linhas retas e os quadrados criam um senso de profundidade em uma espécie de câmara que leva o olhar para novas dimensões, onde tudo parece se tornar possível. Muitas vezes, como apontamos, esse tipo de trabalho é considerado como despido de emoções ou distante da realidade. As obras reunidas neste livro, principalmente as vinculadas à Op Art, apontam o contrário. Existe, pelo uso das formas, das cores e de suas tonalidades, um mergulho denso e profundo na alma humana.
Serviço:
Lançamento do livro Ritmos, Cores e Formas Geométricas, de Paulo Dud
23/10, sábado, 16h
Centro Cultural Mestre Assis do Embu
Largo 21 de Abril, 29, Centro