Usuários que dependem do transporte intermunicipal da EMTU (Intervias Miracatiba) na região de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra estão insatisfeitos com a retirada de cobradores dos coletivos. Segundo relatos, pelo fato dos motoristas exercerem duas ou mais funções quase ao mesmo tempo, como dirigir, cobrar tarifa e auxiliar no embarque e desembarque de pessoas com deficiência (cadeirantes), a atenção pode ser prejudicada, além dos ônibus demorarem para passar nos pontos.
Já é possível observar a ausência dos cobradores na maioria dos ônibus, como nas linhas 193 – Embu das Artes (Jardim Santa Tereza) / São Paulo (Metrô Capão Redondo) e 343 – Embu das Artes (Jardim do Colégio)/ São Paulo (Metrô Campo Limpo).
Os leitores do Primeiro Notícias comentaram sobre a mudança implantada pelo órgão responsável EMTU, na qual afeta todos os usuários da região. “Peguei um ônibus às 8h10 da manhã, e o que vai sentido Capão Redondo estava sem cobrador. Estranho porque este procedimento acontecia somente a noite, com ônibus expressos. Para nossa surpresa, o motorista falou que a empresa de Miracatiba tirou todos os cobradores da linha”, falou Fernanda Dias Fonseca.
Já um outro passageiro enalteceu o atendimento de uma motorista da linha 343. “Parabéns para essa motorista, quando ela foi me dar o troco, parou o coletivo e depois seguiu viagem “, disse Ezequiel.
Nas redes sociais, a motorista agradeceu o reconhecimento do seu trabalho.
“Gostaria de agradecer a demonstração de carinho de todos e também a todos que curtiram e comentaram, pois este é o meu trabalho e eu o exerço com muito amor e principalmente respeito a todos os meus passageiros, tento a cada dia prezar pela segurança de vocês da melhor maneira possível e por mais simples que seja o meu ato, gerou este comentário e o reconhecimento de todos que tanto me importo. Agradeço novamente pelo reconhecimento e gostaria de deixar claro que isso me incentiva a continuar tentando melhorar como pessoa e também como profissional. Não tenho palavras para agradecer a este carinho”, disse Claudete, por meio do Facebook de sua filha.
O Primeiro Notícias entrou contato com a empresa Miracatiba e com o órgão responsável EMTU pedindo esclarecimentos sobre a retirada de cobradores. Por telefone, a atendente informou que a medida tomada não é de responsabilidade da Miracatiba, e sim da EMTU.
Em contato com a EMTU pelo telefone 0800 724 05 55, por volta das 14h30 desta terça-feira (18), a equipe do Primeiro Notícias não obteve retorno por parte dos funcionários. A secretária eletrônica informou que todos os atendentes estavam ocupados. As tentativas duraram por mais de 30 minutos.
Por fim, a equipe entrou em contato pelo telefone da sede da Região Metropolitana de São Paulo da EMTU – (11) 3113-4700. A atendente passou um outro número de contato, o (11) 4341-1433. A ligação foi encaminhada, mas ninguém atendeu por diversas tentativas.
O Primeiro Notícias enviou o pedido de esclarecimentos pelo formulário eletrônico.