X
    Categorias: CotiaDestaque Página InicialEmbu das artesEmbu-guaçuItapecericaSaúdeTaboão da Serra

Municípios da região oferecem vacina contra a Febre Amarela

A campanha de vacinação contra a Febre Amarela começa nesta segunda-feira, dia 18, nas Unidades Básicas de Saúde das cidades de Embu das Artes e Taboão da Serra. Em Cotia, a vacina já está disponível desde o dia 29 de novembro. Já em Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, a campanha aconteceu no último final de semana, no sábado (16) e domingo (17).

Em Embu das Artes, serão cinco unidades de saúde que vão oferecer vacina da febre amarela, das 10 às 16h. Mesmo não havendo nenhum registro de caso da doença, a prefeitura irá fazer uma prevenção. Os moradores que estão próximos da região de matas serão prioridades nesta primeira etapa da vacina, nas UBS Itatuba, UBS Ressaca, UBS Jd. Pinheirinho, UBS Vista Alegre e UBS Jd. Mimás.

Assim como Embu das Artes, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra oferece em todas todas as unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra a vacina contra febre amarela. O atendimento ocorrerá das 8 às 17h. De acordo com a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, não é necessário correria, uma vez que não há casos da doença no município. “Vamos começar a vacinar para febre amarela a partir de segunda-feira [18], as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, das 8 às 17h. Neste momento isso é suficiente, porque Taboão da Serra é eminentemente urbana, não é uma cidade de matas e florestas, não é povoada por macacos por todos os lados, e não tem o inseto que transmite o vírus da febre amarela, que é o Haemagogus”, declarou a secretária.

Cotia foi a primeira cidade do Conisud a aderir a campanha de vacinação contra a Febre Amarela, em virtude dos casos de mortes de macacos na região. Desde o dia 29 de novembro, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a ação de bloqueio de intensificação vacinal de Febre Amarela. A Secretaria de Saúde, no entanto, orienta a população a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa priorizando os dias de semana para evitar o enfrentamento de filas. “Não há motivo para pânico. Cotia não apresenta nenhum caso, até o momento, de confirmação da doença em primatas, tampouco em humanos. A medida é cautelar devido às confirmações da doença em macacos encontrados em regiões vizinhas”, disse o secretário de Saúde, Magno Sauter.

As vacinações em Cotia vão até o dia 29 de dezembro de 2017 nas Unidades Básicas de Saúde.

Orientações
Mulheres que estiverem amamentando bebês com mais de seis meses, podem receber a imunização, no entanto, a amamentação terá que ser suspensa por no mínimo dez dias. A vacina é contraindicada para menores de noves meses de idade, portadores de HIV ou câncer, pacientes em terapêutica imunodepressora: quimioterapia, radioterapia, corticóide em doses elevadas por mais de 2 semanas; doenças autoimunes como lupos, anemia, falciforme, renal crônico, hepatopatas, entre outras), em uso de medicações antimetabólicas como azatioprina e ciclofosfamida), medicamentos modificadores do curso da doença, os biológicos: Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Rituximabe), pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma) e gestantes.