A 1ª Caminhada contra as drogas, organizada pelo Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – reuniu, segundo informações da Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas que se moblizaram a favor da prevenção das drogas em alerta aos perigos oferecidos por essas substâncias, na tarde de segunda-feira, dia 26, em Embu-Guaçu. O evento contou com a presença da prefeita Maria Lúcia e de algumas autoridades da região.
A ação foi realizada pelos policiais militares do 25º Batalhão de Itapecerica da Serra, que também atua no município vizinho Embu-Guaçu e nas demais cidades da região. A caminhada contou com iniciativa do Soldado Correia e Cabo Neres, onde estudantes do ensino fundamental, professores, servidores públicos, pais e moradores simpatizantes estiveram juntos na festa. Já as crianças cantaram a canção do Proerd com a presença do mascote Dare.
A prefeita de Embu-Guaçu Maria Lúcia diz apoiar o projeto Proerd desde a época em que era secretária. Ela aproveitou para desejar boas férias para as crianças presentes. “Sou uma pessoa que agradeço muito ao empenho da PM em desenvolver um projeto como esse para os nossos jovens”, disse a prefeita.
O que é Proerd
O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.
Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.
O Proerd é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos corno amigos e pessoas em quem eles podem confiar.
Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.