A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou, pela segunda vez no mesmo processo, os diplomas do prefeito de Cotia, Rogério Cardoso Franco, e do vice-prefeito da cidade, Almir Rodrigues, levando à consequente perda do mandato de ambos.
A sentença é de 11 de setembro deste ano do juiz da 227ª Zona Eleitoral paulista, localizada em Cotia, na Grande São Paulo.
Eles foram condenados por abuso de poder político na eleição de 2016 e tiveram ainda decretada a inelegibilidade por 8 anos, contados da eleição de 2016, segundo divulgou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Tanto o prefeito quanto o vice já tinham tido os mandatos cassados, em sentença proferida no mesmo processo, em fevereiro de 2017. Mas eles ingressaram com recurso e o TRE anulou aquela sentença, determinando que os políticos tivessem um segundo julgamento, o que ocorreu agora.
O G1 questionou a Prefeitura de Cotia e pediu a posição do prefeito e vice da cidade sobre a nova sentença e aguarda retorno.
Em 2017, quando a Justiça Eleitoral anunciou a cassação do mandato de ambos pela primeira vez, Franco e Rodrigues negaram as acusações e afirmaram que continuariam nos cargos aguardando o julgamento de recursos que ingressaram contra a decisão.