João Leite reúne população para discutir problemas e mostrar soluções para a juventude
Candidato a deputado federal pelo PROS, João Leite promove seminário em prol de melhorias sociais
23 de julho de 2018
(Foto: Aline Cyrillo)

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) de Embu das Artes promoveu o “Seminário de Esporte, Lazer e Juventude com Propostas para o Futuro” na manhã deste domingo (22) no Centro Cultural Mestre Assis, em Embu das Artes. O encontro reuniu especialistas das áreas de direito penal e do esporte e contou com a participação da população. O presidente municipal do PROS e candidato a deputado federal, João Leite, marcou presença.

O seminário abordou assuntos de causas sociais, como racismo, violência contra mulher (feminicídio), igualdade de gênero, falta de lazer e incentivo ao esporte. Jovens unversitários, empresários, advogados, professores e demais profissionais participaram do debate.

Para João Leite, o encontro serviu como base prioritária para identificar quais são os principais desafios enfrentados pelos jovens nos dias de hoje e reforçou os pontos que precisam ser melhorados. “Devemos mudar nossas atitudes e a política, ou essa atual geração será perdida. A responsabilidade de não deixar isso acontecer é nossa. Devemos reagir para que as coisas não piorem”, enfatizou o candidato.

O advogado e pós-graduado em Direito Penal pela PUC-MG, Dr. Flávio Roberto Moura de Campos, foi o primeiro palestrante do dia. Por ser negro, ele contou suas dificuldades e experiências profissionais, destacando o racismo desde suas raízes históricas no Brasil.

Atuante na área criminal, Dr. Flávio Roberto discusou usando dados e fatos históricos como embasamento, citando as leis de caminho da abolição, como a Lei Eusébio de Queirós (1850), Lei do Ventre Livre (1871), Lei dos Sexagenários (1885) e Lei Áurea (1888).

Além disso, o advogado citou os números que mostram a população negra sendo a maior nas taxas de violência contra a mulher, nos presídios e na questão do analfabetismo.

O segundo palestrante, professor com bacharelado em Educação Física e pós-graduação em Reabilitação Articular, Luís Carlos Ferreira Santos, fez uma crítica sobre a falta de espaços e interesse das escolas no esporte, aplicou orientações de práticas saudáveis e conscientizou em cima das possibilidades que a Lei do Esporte pode oferecer aos cidadãos.

Veja também  PROS Embu das Artes promove seminário sobre educação e dá início a ciclo de debates

“Nas escolas, as aulas passaram a ser diluídas, professores que davam cinco aulas por dia na mesma escola, hoje dão apenas uma aula por semana. Muitos recorrem para as academias e se tornam personal trainers. Precisamos conscientizar as pessoas sobre a existência da Lei do Esporte e as possibilidades que ela pode nos oferecer, mas que não estão sendo aplicadas de forma correta”, enfatizou o professor de Educação Fìsica, pernonal trainer e massagista, Luiz Carlos Ferreira Santos.

Ainda de acordo com Luiz, todos os pais devem reservar ao menos uma (1) hora ao dia para se exercitar com o filho, fazer com que a criança gaste energias e que a boa disposição afete na vida de ambos.

O presidente do PROS – Embu das Artes e candidato a deputado federal, João Leite, disse acreditar no diálogo com a população como melhor maneira de resolver os problemas. “Isso é só um começo, pois nós iremos fazer vários seminários para que possamos discutir políticas públicas, de fato, pensando na participação da população para que a gente faça política séria na educação, segurança pública, saúde, habitação, cultura e no esporte”, destacou.

Questionado sobre as próximas pautas que deverão ser abordadas em outros seminários, o ex-vereador de Embu das Artes afirmou que o tema prioritário será a saúde. “Tem muita gente que fala somente da questão pública, mas hoje a saúde é uma das maiores dificuldades de atendimento. Existe a necessidade para que se construa um hospital geral dentro da nossa região, ampliando o acesso e as vagas, mas é necessário que as pessoas participem para saber se é isso mesmo que elas querem, se é a melhora de atendimentos nas UBS, a falta de médicos e também de medicamentos”, explicou.

Veja também  Linha lilás opera com velocidade reduzida

Ex-vereador de Embu das Artes por dois mandatos e 1º suplente a deputado estadual pelo PT (Partido dos Trabalhadores) nas eleições de 2014, quando obteve 58.169 dos votos válidos, João Leite deixou o antigo partido para se filiar ao PROS, onde hoje é presidente municipal em Embu das Artes. O político, que é bastante conhecido na região, irá concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições deste ano.

João Leite afirma estar confiante e aposta vitória nas urnas. “Estou andando muito em várias cidades. Todos os lugares onde passo sou sempre bem recebido. Moro no memso lugar há quase trinta anos aqui em Embu das Artes e eu não fiquei rico na política. Ser honesto é um dever de cidadão e saber que, o que é bom é do povo, o que é público é de todo o brasileiro. O problema é que as pessoas ainda acreditam no político ‘Robin Hood’, aquele que rouba, mas faz, só que nunca consegue devolver tudo o que roubou, vai devolver só migalhas. Não é dessa forma que vamos mudar o Brasil”, finalizou.

Crédito: Rodrigo Lopes
No último domingo, 24 de junho, no Centro Cultural Mestre Assis, foi dado início a
O PROS (Partido Republicano da Ordem Social) de Embu das Artes realiza neste próximo domingo,
No período de 20 de setembro a 15 de novembro, a Brainfarma realizará a poda