X
    Categorias: ItapecericaNoticias Página InicialSaúde

Itapecerica da Serra sedia o Fórum de Saúde Bucal com presença de representantes de oito municípios

A cidade de Itapecerica da Serra sediou, no último dia 25 de outubro, o Fórum de Saúde Bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 4 – Mananciais).
Com os temas: Atualização em Biossegurança na Odontologia e Emergências Médicas no Consultório Dentário o evento também comemorou o Dia do Dentista e o Dia do Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal, promovendo a integração e atualização dos profissionais da região.
Segundo a Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra, “é constante nos serviços odontológicos municipais a preocupação dos coordenadores de saúde bucal em atualizar as Equipes de Saúde Bucal sobre a importância do cumprimento das normas universais de biossegurança nos consultórios odontológicos, como uso obrigatório de EPIs, monitoramento dos métodos de esterilização e imunização obrigatória, com a finalidade de evitar as doenças ocupacionais, a propagação de doenças infecciosas e a infecção cruzada”.
O evento contou com as palestras de Regina Auxiliadora de Amorim Marques (Biossegurança – 8h30 às 12h) e Lucas Santos Oliveira e Everton da Costa Amaral (Emergências Médicas no Consultório Dentário – das 13h às 16h30).
O Grupo técnico de Saúde Bucal dos Mananciais vem realizando desde meados dos anos 90 o Fórum de Saúde Bucal. O RRAS 4 (Mananciais) é formado pelos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
”As emergências médicas podem ocorrer com qualquer indivíduo, a qualquer hora e em qualquer lugar, assim como antes, durante e após qualquer procedimento em odontologia. O cirurgião-dentista deve, portanto, estar preparado para resolvê-las. A avaliação do estado geral de saúde e a adoção de medidas preventivas aumentam a segurança clínica no atendimento de pacientes que requerem cuidados especiais”, informou ainda a Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra.
O Fórum de Saúde Bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 4 – Mananciais) teve ainda a participação da Coordenadora do Grupo Técnico Saúde Bucal RRAS 4, da Coordenadora odontológica do munícipio Dra. Elaine e contou com apoio da superintendente da Autarquia de Saúde, Michele Sales.