O prefeito Ney Santos anunciou na noite desta terça-feira, dia 18, em uma live do facebook a parceria com clínicas particulares com o objetivo de zerar as filas de exames no município de Embu das Artes. De acordo com informações, a Clínica São Bento instalada e consolidada na cidade juntamente com a prefeitura tem como meta zerar as filas em três meses.
“Amanhã já começamos a atender. São 27.558 pessoas que estão na fila para fazer algum exame há mais de dois anos. Entre dois e três anos é a média de pessoas que estavam esperando. São mais de 40 especialidades então você precisa comparecer na UBS mais próxima de sua casa para regularizar a questão das guias antigas. Já tem 260 pessoas agendadas para fazer exame amanhã. A nossa meta não pode passar de três meses. É a Clínica São Bento particular que entrou por uma licitação, ela ganhou e além dos exames ela vai fazer algumas consultas, que está demorando na rede pública”, disse o prefeito.
Na live, o prefeito ainda declarou que a saúde é um problema nacional e não apenas do município mas afirma que em Embu das Artes, a gestão está avançando de uma forma diferenciada. A Clínica São Bento funcionara de segunda a segunda até às 22h. Outra novidade é que serão disponibilizados dois servidores para agilizar e organizar o atendimento.
Hoje, a fila de espera tem mais de 30 mil pessoas, sendo 10% da população da cidade, dessas que estão esperando há mais de um ano, dependendo da especialidade. Muitos usuários do Sistema Único de Saúde acabavam desistindo e pagando um exame particular e assim obtendo agilidade no resultado. A proposta da gestão é oferecer atendimento de qualidade para a população.
Na prática esse convênio vai agilizar a marcação de consultas e realização de exames. De autoria do Presidente da Casa, Hugo Prado, com coparticipação dos vereadores Carlinhos do Embu, Bobilel e Joãozinho da Farmácia, foi aprovado o projeto nº35/2017, que autoriza a prefeitura a criar convênio com laboratórios e clínicas particulares, no intuito de zerar a lista de espera por exames médicos e ambulatoriais no município. “Criar e estabelecer convênio com as clínicas para que possamos zerar essa fila de exames e a demanda de consultas. Esse projeto vem de encontro a necessidade da nossa população”, destacou o presidente da Câmara, Hugo Prado.
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa falou da parceria. “Começamos o governo com uma enorme fila de espera para exames e consultas especializadas. Havia mais de 20.000 munícipes aguardando o agendamento. O nosso Prefeito Ney Santos ao identificar esse grave problema, determinou que solucionássemos o problema, através de parcerias. Com essa parceria iremos solucionar um dos mais graves problemas na saúde pública de nosso município que é a espera por esses exames. Dentro de poucos dias, o nosso morador não precisará mais aguardar anos por um desses exames especializados. Os agendamentos serão feitos rapidamente, permitindo que os pacientes tenham o seu diagnóstico precoce, evitando danos ao paciente”, salientou.