A fotografia transforma as pessoas e permite que enxerguem o mundo com mais sensibilidade, unindo arte e educação na mesma ferramenta. Com o objetivo de ampliar a percepção de estudantes da EMEF Cyro Albuquerque, no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul de SP, o projeto Expedição do Olhar chegará na escola no dia 3 de setembro. A iniciativa é apresentada pela Usina Cultural, em parceria com a ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo Municipal São Paulo (Pro-Mac) e com o apoio da empresa Promon Engenharia.
Diversidade na Cidade
Com base no tema “Diversidade na Cidade”, os educadores do projeto iniciarão a oficina contando uma história. Em seguida, eles farão uma roda de conversa com os participantes para que novos rumos sejam criados para a história contada, criando uma correlação com a cidade e o bairro onde os participantes moram.
Além disso, os estudantes receberão um kit de imagens para a construção da sua própria história, realizando uma curadoria das fotos e material fornecido. Isso possibilita intervenções artísticas, recortes, colagens e ressignificação das imagens para compor diversas histórias sobre o tema. Nesta atividade, os participantes irão relacionar a história criada com a realidade. A ideia principal é encontrar momentos da rotina de cada indivíduo onde a diversidade se faz presente, além da criação de mensagens sobre a importância do respeito à diversidade e sua representação para a cultura.
Além destas atividades, os alunos participarão de uma atividade extra com o caminhão da fotografia: na unidade móvel, os alunos entram na câmera escura, um ambiente que simula como funciona uma câmera fotográfica por dentro. É um momento cheio de surpresas e descobertas, em que os alunos aprendem, na prática, sobre a formação da imagem e incidência da luz.
Intercâmbio De Olhares
Após conhecerem mais sobre a história e o universo da fotografia, os participantes botam a mão na massa: cada um deles recebe um celular para, com o uso de um aplicativo, produzir uma fotografia e uma legenda sobre o tema proposto.
O aprendizado continua no formato EAD durante duas semanas, onde os alunos recebem aulas virtuais com desafios fotográficos para prosseguirem com o exercício de olhar e gerar reflexões sobre temas de interesse público, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre o os alunos e seu próprio cotidiano.
Toda a produção fotográfica dos alunos será impressa e contará com circuito de exposições na escola, que estará aberta para a visitação de toda a comunidade – aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos alunos.
Protocolo de prevenção da Covid-19
Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.
Serviço:
Escola: EMEF Cyro Albuquerque
Data: 03/09 (encontro presencial) e atividades online a partir do dia 08/09
Endereço: R. Rogerio de Paula Brito, 100 – Jardim São Januário, São Paulo – SP, 05781-310
Sobre a Usina Cultural
A Usina Cultural realiza projetos culturais e educacionais com foco nas artes visuais e entretenimento. A empresa já levou oficinas de fotografia para diversas instituições públicas do país a fim de promover a reflexão sobre temas relevantes por meio do uso da imagem.
Leave a Comment