Na 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itapecerica, moradores dos bairros Santa Júlia, Jacira, Jd. das Oliveiras e região lotaram o plenário em protesto contra o aumento abusivo do IPTU e da taxa de lixo. Cerca de 50 pessoas estavam presentes, algumas com seus carnês nas mãos, buscando uma resposta sobre os aumentos indevidos.
Segundo os manifestantes, os valores aumentaram de forma exacerbada, alguns passando dos 1000%. Eles também questionam a forma como as áreas foram medidas, no “olhometrô”, como eles contam. Para alguns não foram só os valores que se multiplicaram, mas também os carnês, como a medição foi feita incorretamente, muitas famílias receberem o dobro ou mais de carnês.
Como é o caso da Dona Nair Altina da Cunha, que tem 77 anos e é moradora no bairro Santa Julia. “Eu pago sempre 4 IPTUs, agora esse ano vieram 7, sempre chega em fevereiro, não chegou, aí no fim de fevereiro eu vim com minha filha na prefeitura e informaram que chegaria em março, também não veio, voltei lá e disseram que chegaria em abril. Em abril chegou um IPTU só”.
Dona Nair conta que voltou novamente na prefeitura e informaram que foi enviado errado, e recolheram o carnê. Agora no mês de maio chegaram os 7 carnês. “Dois de quinhentos e pouco, dois e quatrocentos e pouco e três de trezentos e pouco”, ela explicou que além do número incorreto dos carnês os valores dobraram ou mais.
A moradora conta ainda que a o IPTU do imóvel dela está no nome do marido que já faleceu há mais de 20 anos, e ele não consegue a transferência para o nome dela, o que já a daria direito a isenção do IPTU. Eu queria no meu nome, são vinte anos lutando pra tirar do nome do meu marido que faz vinte anos que morreu, e eu não consigo tirar do nome dele”, contou.
Os vereadores Jonas Feijó, Zecas, e Ramon Corsini se pronunciaram na tribuna sobre a a questão do IPTU e da taxa do lixo. O Presidente da Câmara Pastor Marcio, após a sessão se reuniu com representantes do grupo de moradores e com os vereadores na antessala do gabinete da para discutir possíveis soluções e se comprometeram a cobrar respostas do Executivo.