O vereador Edvanio Mendes criticou o fato de ter projetos em defesa das mulheres rejeitados na Câmara Municipal de Embu das Artes. Em vídeo, Mendes aparece em frente a Delegacia da Mulher no centro do município e evidencia o problema que vem enfrentando no legislativo quanto a aprovação de projetos.
Em sua fala ele cita alguns dos projetos de sua autoria. “Protocolei no ano passado cinco projetos em defesa da mulher. Projetos esses que são Disque Denúncia, autoriza o poder executivo instituir isenção temporária de pagamento de tarifa nas linhas municipais de ônibus a mulheres vítimas de violência, autoriza o poder executivo a instituir o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas municipais, autoriza o poder executivo instituir a semana de debates sobre a Lei Maria da Penha nas escolas. Projetos esses que dão muito certo em outras cidades, disse.
Ainda em seu vídeo, Edvanio destaca a onda de feminicídio e a necessidade de implantar políticas públicas voltadas para as mulheres. Ele evidência que os projetos são rejeitados pela Comissão Mista – que é a que examina e emite parecer, aprovando ou reprovando um projeto apresentado pelos vereadores.
“Quando o presidente e a Comissão Mista não deixam passar projetos que beneficiam a população, isso é picuinha, isso é pequeno. Independentemente da posição política esses projetos é para beneficiar a população”, falou o vereador. A Comissão Mista é composta pelos vereadores: Presidente: Bobilel Castilho; Vice-presidente: Doda Pinheiro; Membros: Índio Silva, Jefferson Siqueira, Joaozinho da Farmácia e Luiz do Depósito.