Ecoturismo é uma das modalidades confirmadas para o 1º Simpósio de Economia Verde
Projeto Rota do Cambuci preserva a Mata Atlântica, aquece a economia e o turismo na Grande São Paulo

24 de maio de 2018
(Foto: Instituto AUÁ )

O Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental é presença confirmada para o segundo dia do 1º Simpósio de Economia Verde de Embu das Artes, que acontecerá em 05 e 09 de junho, na região central da cidade.

Seu representante, Gabriel Menezes, está à frente do projeto Rota do Cambuci, um exemplo bem-sucedido de economia solidária que há dez anos atua na preservação da Mata Atlântica, por meio de parcerias e incentivos para a produção do fruto Cambuci, uma espécie nativa que beirou à extinção e hoje faz sucesso no cenário gastronômico.

Atualmente, outras frutas nativas foram acrescentadas ao projeto e ganham produção para completar os sabores ofertados, como grumixama, uvaia, jussara, butiá e jerivá. As colheitas são congeladas e transformadas em produtos, como geleia, picolés, biscoitos, cachaças e, por fim, chegam ao consumidor. A iniciativa atrai também atenção de turistas, por meio da realização de eventos e festivais culinários.

A Rota do Cambuci é um exemplo prático de como estender os benefícios da preservação ambiental para o campo financeiro, por meio da geração de riqueza para as comunidades envolvidas na produção, logística, comercialização e serviços. Segundo informações, em 2017 o Instituto AUÁ faturou 1 milhão de reais, sendo 30% provenientes da comercialização de produtos, 50% de projetos e serviços como este.

Embu das Artes e municípios vizinhos têm forte potencial ecoturístico, onde o empreendedorismo socioambiental, como a Rota do Cambuci, pode prosperar. Sua localização privilegiada e características naturais, que a incluíram em área da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, exigem preservação por significativa colaboração nos serviços essenciais à qualidade de vida na metrópole.

“Convidamos a toda a população para se inspirar com este exemplo maravilhoso, que mostra na prática como é possível construir uma comunidade mais justa e sustentável por meio da preservação ambiental. É preciso rever os conceitos de desenvolvimento e nos voltarmos às necessidades de todos”, comenta Rodolfo Almeida, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE), responsável pelo simpósio.

Veja também  Dia 28/09, tem audiência pública do Fundo Municipal de Saúde

O evento é gratuito. Para participar, é necessário se inscrever pelo site da SEAE: www.seaembu.org.

Crédito: Comunicação SEAE
Em comemoração ao Dia e Semana Mundial do Meio Ambiente, a Sociedade Ecológica Amigos de
Em homenagem ao dia nacional do meio ambiente, comemorado em 05 de junho, a cidade
A APA Embu Verde convida pessoas de todas as idades para sua 1ª Caminhada, que