A Prefeitura de Cotia de Cotia, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (SGEI), acaba de informatizar todo o sistema de registros de ocorrências e relatórios da Defesa Civil do munícipio. A cidade é a primeira na região a contar com este tipo de tecnologia na Defesa Civil. Todos os agentes já foram capacitados para trabalhar com a nova ferramenta que vai garantir mais segurança, agilidade na consulta e atualização de dados, armazenamento de informações e imagens, além de possibilitar um rápido e eficiente mapeamento e gráficos com informações referentes a ocorrências, áreas de risco, entre outras.
O sistema foi criado com base na rotina e na dinâmica de trabalho da Defesa Civil e contou, inclusive, com sugestões dos próprios agentes para conclusão do modelo. A informatização da Defesa Civil vem ao encontro do projeto da atual gestão municipal que busca imprimir a marca de uma gestão moderna, inovadora e tecnológica.
“Ainda no primeiro ano de governo, informatizamos o sistema de distribuição de medicamentos, criamos o prontuário eletrônico de pacientes, informatizamos as UBS’s, lançamos o aplicativo da Saúde, ampliamos os pontos de wi-fi gratuito e agora informatizamos a Defesa Civil. Esta gestão lançará mão de todos os recursos possíveis para tornar os serviços públicos mais modernos e tecnológicos”, disse o prefeito Rogério Franco.
Nesta semana, a SGEI também entregou seis aparelhos celulares para a Defesa Civil, uma para cada equipe. Com ele, os agentes poderão fazer fotos e alimentar o sistema com imagens e informações para abertura de chamados de ocorrências.
O titular da pasta, Raphael Camargo, explicou que os chamados anteriores, a partir de 1º de janeiro deste ano, também já estão sendo digitalizados e, com o lançamento no sistema, a Defesa Civil contará com todas as ocorrências do ano registradas no sistema. “A partir de agora, a Defesa Civil terá de modo rápido e prático mapeamentos e cruzamentos de informações, banco de imagens que permitirá confrontar imagens de um local de risco, por exemplo, em períodos diferentes, além disso, quem abrir o chamado já recebe o número do protocolo na hora”, disse Raphael.
O secretário avisou que, num segundo momento, o projeto de informatização da Defesa Civil passará ainda pela disponibilização de um canal no portal da Prefeitura para que o cidadão abra o seu chamado on-line e já receba um número de protocolo. O munícipe será informado sobre o status de seu chamado via mensagem SMS.
O coordenador da Defesa Civil, Lincoln Júnior, comemorou a implantação do sistema. “Estamos saindo da era da pedra. O prefeito Rogério Franco tem investido muito em tecnologia que facilitam o serviço público e desta vez a Defesa Civil foi contemplada com este sistema que vai ajudar muito”, avaliou.