Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda já capacitou 515 pessoas que se formaram através do curso de Cuidadores Informais da Prefeitura de Taboão da Serra.
Implantado pelo prefeito Fernando Fernandes, em 2013, o curso chegou a sua nona turma com 40 alunos inscritos. “A pessoa idosa requer um cuidado especial e muitas vezes a família ou a pessoa que cuida não está preparada para aquela situação”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.
O curso surgiu depois que as Secretarias envolvidas, por lidarem diretamente com os idosos, perceberam que os pacientes acamados precisam de uma atenção especial por parte dos seus cuidadores. “O curso tem um valor muito grande porque um idoso ou a pessoa acamada dentro de casa faz com que os familiares tenham uma atenção redobrada. Os módulos ensinam exatamente como lidar com cada situação”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.
O objetivo desse curso é aprimorar a teoria e a prática dos ingressados que normalmente cuidam ou que pretendem atender idosos acamados, ou crianças e adultos que precisem de algum cuidado especial.
De acordo com o IBGE Taboão da Serra conta com aproximadamente 25 mil pessoas acima dos 60 anos inscritas no cartão SUS que, em alguns casos precisam de um cuidado especial.
O curso
Dividido em seis módulos o curso aborda temas como: Senescência, Senilidade, Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Manuseio com curativo e higiene, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição, Farmacologia , Odontologia e Primeiros Socorros/SAMU.
Após o curso, os cuidadores ainda terão um suporte psicológico oferecido pela Coordenação de Saúde Mental, através de rodas de conversa e terapia em grupo.
Serviço
Os interessados em participarem da próxima turma devem procurar a Secretaria de Saúde, na Praça Miguel Ortega, nº. 115, Parque Assunção. Informações pelo telefone 4788-5600.