As novas viaturas da Romu de Embu das Artes já chegaram e de acordo com a Prefeitura de Embu das Artes em breve estarão nas ruas realizando o trabalho de patrulhamento ostensivo da Guarda Civil Municipal. Desde sua criação, a Secretaria de Segurança tem atuado fortemente no combate ao crime. Ao todo são 15 viaturas sendo 10 para GCM e outras 5 exclusivamente para Romu, além disso, chegaram também as 4 motocicletas para Romucam.
O projeto de lei 13/2017, de autoria do presidente da Câmara, Hugo Prado que cria a Ronda Ostensiva Municipal em Embu das Artes foi aprovado pelos demais vereadores na Câmara Municipal de Embu das Artes em abril e posteriormente sancionado pelo prefeito Ney Santos, que desde então começou a busca pela estruturação como novos agentes, armamento e uniformes.
Assim como em outras cidades, a Romu, extensão de segurança da Guarda Civil Municipal surge com a oportunidade de ampliar o trabalho dos agentes municipais e trazendo assim a sensação de segurança aos munícipes, que relatam assaltos dentre outros crimes nos bairros da cidade.