A Câmara de Vereadores de Embu das Artes aprovou uma moção de aplauso ao guardas municipais e um motorista do aplicativo Uber que auxiliaram na locomoção de um morador do município ao Hospital das Clínicas para ser submetido a transplante de fígado às 6h00, no último sábado, dia 26. Os guardas homenageados, Izildo Fabrício e Romeu Garcia, escoltaram o carro que levava o paciente José Oliveira para que ele não perdesse a cirurgia.
Com o auxílio da equipe de motocicletas da GCM, o motorista do aplicativo Uber, Luiz Henrique Nogueira, transportou o paciente e seus familiares, partindo de Embu das Artes às 5h30, onde 19 minutos depois, às 5h49, já tinha chegado em seu destino, o Hospital das Clínicas.
Os vereadores homenagearam os GCMs e o motorista após ação humanitária de socorro. Um dos autores da moção, o vereador Doda, destacou o serviço da GCM. “Com o trabalho de excelência da nossa Guarda, o motorista da Uber conseguiu fazer o trajeto em 19 minutos e chegou a tempo para o transplante do senhor José. Sair de Embu às 5h30 e chegar nas Clínicas às 5hh49 era praticamente impossível. Isso foi uma milagre.”, exaltou o vereador Doda Pinheiro (PT).
Para o coautor da moção, vereador André Maestri (PTB), “Foi um ato de bravura dos guardas e também do Uber Luiz Henrique. Parabéns a todos os envolvidos”
O presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Prado, classificou os guardas civis como verdadeiros heróis. “Nós sempre tivemos como uma das missões reverenciar e parabenizar o trabalho desses verdadeiros heróis. Os nossos super heróis são esses homens e mulheres que se doam, diariamente, arriscando a vida para combater a criminalidade e salvar outras vidas”, disse o presidente.
A esposa do Sr. José Oliveira, a dona Elza Maria de Oliveira, esteve presente na sessão para acompanhar a homenagem aos guardas. “Deus colocou eles (guardas e o motorista) no meu caminho. Se não fosse por esse anjos, não teria como levar meu marido. Eu pretendia levá-lo de ônibus. Fiquei muito feliz mesmo, deu tudo certo”. Ainda de acordo com Elza Maria, a cirurgia do seu marido teve duração de 12 horas. “Ele está na UTI e passa bem”, finalizou.
A sobrinha de José Oliveira salientou a importância de valorizar as instituições de segurança que trabalham com honestidade. “Nós não podemos criticar ninguém, muito menos os policiais e os GCMs. Eu acredito que a pessoa tem que fazer o seu serviço sempre bem feito, e esse caso foi prova de um serviço excelente, independente de horário ou do que seja. A GCM poderia deixar a responsabilidade para a Polícia Militar, mas foi diferente, os guardas tiveram a coragem de fazer a escolta, obtendo muito sucesso”, comentou Ana Cristina Rocha dos Santos.
O vereador Doda Pinheiro sugere que a própria Guarda Civil Municipal possa buscar o Sr. José Oliveira assim que obter alta.