Com intuito de alçancar o máximo de cadastros e recadastros de munícipes no Cadastro Único, a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra promoveu, no último dia 28 de novembro, terça-feira, uma ação para melhor atender um dos bairros mais afastados da cidade, o Potuverá.
O Cadastro Único é uma ferramenta utilizada pelo Governo Federal que possibilita o acesso a participar de importantes programas sociais, como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Telefone Popular, Minha Casa Minha Vida, Carta Social, Isenção da Taxa de Concursos Públicos, BPC (Benefício de Prestação de Continuada), Carteira do Idoso e ID Jovem.
Na ação, foi possível consultar, cadastrar e atualizar (tendo em vista que a atualização é necessária a cada dois anos) o registro dos beneficiados, assim como oferecido uma explicação detalhada pelo supervisor Claudiomar Vitorin sobre cada programa e como funcionam.
Também foi disponibizada, em parceria com a Autarquia de Saúde, uma balança para medir e pesar crianças atendidas pelos programas, com o objetivo de controlar a saúde das mesmas. Em caso comprovado que a criança está com baixo peso ou problemas de crescimento relacionados à alimentação, o benefício é suspenso para a família. Lembrando que as Unidades Básicas de Saúde do município já oferecem este serviço mensalmente.
Também houve orientação aos idosos que recebem o BPC, a se inscreverem no Cadastro Único para a manutenção do benefício.
Esta ação já é realizada desde o início do ano nos bairros do Santa Júlia e Branca Flor; em comunidades, ações de bairro e nos próprios espaços referências no assunto, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Centro Profissionalizante.
Para mais informações, entre em contato com o CRAS mais próximo de sua casa:
CRAS Potuvera 4147-3220
CRAS Jacira 4669 – 4606
CRAS Valo Velho 4165 -1030
CRAS Parque Paraiso 4165-1991