Diversos cães e gatos estão perdidos em Embu das Artes. Em virtude do período festivo em comemoração do Natal no dia 25 de dezembro, surgiram vários relatos de moradores que perderam seus animais de estimação no município e arredores. De acordo com os proprietários, seus animais desapareceram na virada do dia 24 para o dia 25.
Os casos estão sendo publicados no Facebook da munícipe Mara Cruz, conhecida na região por sua defesa na luta contra abandonos e maus-tratos a animais domésticos. Ela registrou em textos e fotos os animais que se encontram desabrigados.
No último dia 21, no Jardim Novo Embu, uma cadelinha chamada Beni desapareceu de casa. “Uma pessoa da família sofre de depressão e está muito triste com o seu sumiço, peço a todos que compartilhem, porque é a única chance desses animais voltarem a seus lares”, disse Mara Cruz.
Já no Jardim Santo Eduardo, um cachorro da raça Golden Retrivier, macho, se perdeu. Segundo informações, ele estava sem coleira e assustado. O cão se encontra na rua Bristol, no mesmo bairro.
A própria Mara Cruz também perdeu um animal de estimação. “Infelizmente por causa desses malditos fogos de artifício, um gato meu sumiu. Com certeza se apavorou, correr e não conseguiu mais voltar ou está preso em algum lugar. Meu negão tinha sua ração de boa qualidade, super bem cuidado”, relatou a mulher.
Mara sugere para que seja criado um Projeto de Lei para banir os fogos de artifício na cidade. “Vamos dar um basta aos fogos e criar um projeto de lei que acabe com essa falta de respeito que trás tantos prejuízos a cidade”, solicitou.
Mara Cruz orienta as pessoas que perderam seus animais após a queima de fogos que entrem em contato pelo Inbox no seu perfil do Facebook ( https://www.facebook.com/mara.reginacruz.7 ).
As festas de confraternização no fim de ano reúnem amigos e familiares nas noites de Natal e Reveillon, mas quem tem cachorro sabe que especificamente nesta época do ano, o barulho da queima de fogos tira a tranquilidade desses animais. Os cães ficam assustados e acabam por se colocar em situações de risco.
Dicas
O medo de fogos de artifício é uma fobia muito comum nos cães. O réveillon é uma época temida por donos e cães. É normal que eles se assustem com o barulho alto e repentino e o clarão que se forma no céu. Mesmo o cão mais confiante e equilibrado pode se assustar e ficar com medo de sons que não são familiares para ele. A boa notícia é que tem algumas coisas que você pode fazer para ajudar o seu cão a passar com mais tranquilidade por esse período de festas – e fogos.
Se você tiver algum tempinho antes da virada do ano, dessensibilize o seu cachorro, ou seja, faça-o se acostumar com o som dos fogos de artifício. Siga esses passos:
1. Coloque um vídeo de fogos de artifício para seu cachorro ouvir o mais baixo possível algumas vezes por dia.
2. Associe o som dos fogos com algo que seu cão goste, por exemplo: petisco preferido, brinquedo, cafuné, escovação etc.
3. Comece a aumentar o volume do vídeo ao longo dos dias e continue a associar o som dos fogos com algo que seu cachorro goste, para que ele associe: barulho de fogos = coisa boa.
4. Se em algum momento o seu cachorro demonstrar algum sinal de medo, abaixe o volume até o ponto em que ele se sinta confortável.
5. Repita o quanto for necessário todos os dias até seu cachorro conseguir ouvir o som dos fogos bem alto sem ficar com medo.
Se você não teve tempo de praticar antes da virada do ano
Se você não teve tempo para preparar seu cão para o ano-novo, ou se a dessensibilização não eliminou o medo dele completamente, existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar o medo do seu cão dos fogos. Essas dicas devem ser úteis para cães que tenham um nível médio/moderado de medo.
1. Durante a virada do ano, não mude seu comportamento. A maioria das pessoas tendem a mimar/acolher seus cães quando eles demonstram que estão com medo de fogos. As pessoas fazem mais carinho que o normal, abraçam, falam com os cães com voz doce. Em vez de ajudar a acabar com o medo, esse comportamento do dono reforça o medo no cão. Ele associa: medo = carinho.
2. Tente você mesmo não reagir aos fogos de artifício. Se você demonstra prontidão logo antes dos fogos, por conta do medo do seu cão, isso só irá piorar o que ele sente. Você acabará deixando-o ansioso. Sua linguagem corporal dizem para seu cão se ele precisa ficar com medo ou não.
3. Faça o possível para camuflar o som dos fogos. Ligue o rádio ou a TV, feche as janelas, ligue o ventilador e/ou o ar-condicionado,
4. Não force seu cão a nada. Se ele quiser se esconder embaixo da cama, deixe. Não o obrigue a fazer nada que ele não queira, pois isso pode acarretar em um aumento do medo e o cão pode se tornar um cão agressivo se sair de sua zona de conforto.
Para casos severos
Se seu cão fica aterrorizado com fogos de artifício, pode ser que nenhuma dica acima funcione para amenizar o medo dele. Se você acha que seu cão é um caso desses, converse com o veterinário, pois pode ser o caso de administrar uma medicação contra ansiedade ou algum sedativo que ajude seu cão a ficar mais calmo durante os fogos.
Ainda dá tempo de dessensibilizar seu cão e fazê-lo se acostumar com o barulho dos fogos da melhor forma possível. Você e seu cachorro vão passar a virada do ano muito mais tranquilos.
Cuidados importantes na hora dos fogos
– Não deixe seu cachorro acorrentado
– Não deixe seu cachorro sozinho
– Não abrace seu cachorro nem tente acalmá-lo pois você vai estar reforçando o medo dele
– Tranque o portão e fique atento pois seu cachorro pode tentar fugir
Com informações do Cachorro com medo de fogos de artifício | Tudo Sobre Cachorros http://tudosobrecachorros.com.br/cachorro-medo-fogos-de-artificio/#ixzz52OBAJX9z
Leave a Comment