Butantan identifica 19 variantes do coronavírus no estado de SP
Variante Gama (P.1), identificada primeiro em Manaus, representou 89% das amostras analisadas em território paulista.
17 de junho de 2021
(Foto: )

Mapeamento genômico realizado pelo Instituto Butantan identificou 19 variantes do coronavírus em circulação atualmente no estado de São Paulo. A variante Gama (P.1), identificada primeiro em Manaus, corresponde a 89% dos casos analisados.

As outras duas variantes mais presentes são a Alpha (B.1.1.7), identificada primeiro no Reino Unido, com 4,2%; e a B.1.1.28, com 3,5%. Não houve até o momento no estado a confirmação da presença da variante Delta, identificada primeiro na Índia, que é considerada mais transmissível por especialistas.

De acordo com o Butantan, o resultado tem como base as 4.812 amostras de testes positivos para coronavírus que foram completamente sequenciadas por laboratórios públicos e privados no estado entre janeiro e 29 de maio, o que representa 0,5% do total de testes positivos no período (834.114).

“Semanalmente, se escolhe uma amostra significativa por regiões do estado de São Paulo e se faz sequenciamento genético. Com isso, é possível acompanhar a evolução das variantes. Neste momento, a variante Gama é a predominante”, disse o diretor do Butantan, Dimas Covas, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (16).

A região do estado que apresentou maior quantidade de variantes foi a Grande São Paulo, com 13 das 19. As regiões de Sorocaba e Campinas vêm na sequência com a presença de 8 e 7 variantes, respectivamente.

Veja também  Lançamento do novo CD de Ricardo Ozcar é hoje no Vinttage Music em Taboão da Serra
Crédito: G1
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) anunciou que vai prorrogar a
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (7) que irá substituir gradualmente a vacina oral
O Ministério da Saúde iniciou a campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). Neste