Bola de fogo é avistada cruzando o céu da região; fotógrafo de Embu das Artes flagrou o objeto
Bola de fogo chamou atenção de diversos moradores
14 de novembro de 2017
Bola de fogo chamou atenção de diversos moradores (Foto: Michael Alberto)

Uma bola de fogo foi avistada cruzando o céu da região e da zona sul de São Paulo na noite dessa segunda-feira, dia 13, por volta das 19h30. Um fotógrafo de Embu das Artes flagrou o momento exato do ocorrido. Especialistas e astrônomos afirmam se tratar de um rastro que foi deixado por um avião chamado de contrail (trilhas de condensação).

O fotógrafo Michael Alberto conta que estava voltando do trabalho, acompanhado dos colegas Jorge e Kleiton, quando observou a bola de fogo no céu. “Eu estava indo para a casa, passando próximo a Etec [Embu das Artes], quando vi um negócio brilhando, caindo. Não parecia avião. Não deu para identificar o que era. Eu desci do carro e tirei as fotos”, relatou Michael.

Para ele, ao contrário das afirmações feitas por alguns astrônomos que analisaram as imagens por meio de vídeos, o objeto luminoso não se tratava de um avião. “Parecia aqueles destroços de foguetes ou peças de satélites desativados, mas achei também que fosse um meteoro porque eu tinha lido numa matéria meses atrás onde noticiava a aproximação de um cometa na órbita da terra. Desconfiei disso também”, contou.

A possibilidade de ser um meteorito ou um meteoro foi descartada por especialistas. “Se fosse um meteorito, por exemplo, se moveria muito mais rápido”, acredita um especialista, que diz que a “bola de fogo” está mais para um “objeto terrestre” do que para um “objeto espacial”.

Sobre o avião contrail

O Contrail se forma por causa da condensação do vapor de água em altas altitudes causadas pela saída dos gases quentes dos motores. Quando esses gases resfriam em contato com ar extremamente frio das altas altitudes, gotas de água microscópicas presentes na atmosfera condensam e formam as nuvens.

Veja também  Unesp abre nesta quinta-feira as inscrições para vestibular 2021

Estas nuvens geralmente aparecem acima dos 26 mil pés (8 mil metros) e somente se a temperatura externa estiver abaixo de −40 °C (frio pra dedéu).

Com informações do UOL e avioesemusicas.com

Crédito: Rodrigo Lopes
Um grupo de manifestantes (ainda não identificado) ateou fogo em pneus no meio da rua
Uma residência pegou fogo após explosão de um botijão de gás na tarde deste domingo
Um homem incendiou a entidade filantrópica Pequeno Cotolengo Paulista, que presta serviços sociais em benefício