Black Friday deste ano, que acontecerá em 24 de novembro, deve somar R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet, segundo pesquisa do Google divulgada nesta terça-feira (22).
De acordo com a pesquisa, o crescimento estimado é entre 15% e 20% neste ano. Em 2016, o faturamento foi de R$ 1,9 bilhão, segundo o e-Bit.
O estudo também mostrou que 68% das pessoas pretendem comprar algo na Black Friday enquanto no ano anterior o índice era de 61%. Apenas 2% afirma que com certeza não irá comprar na data.
A movimentação da Black Friday é em média 15 vezes maior que um dia normal do e-commerce brasileiro. As buscas sobre a realização da Black Friday entre janeiro e julho deste ano cresceram 46%, quando comparadas com o mesmo período do ano passado.
O consumidor tem investido mais tempo na pesquisa. Em 2016, 91% dos compradores pesquisaram online e o tempo médio de pesquisa foi de 16,5 dias, sendo que categorias como games e lazer, eletrônicos e artigos esportivos apresentaram um tempo maior de pesquisa com 19,5, 17,6 e 16,8 respectivamente.
Os fatores mais considerados na hora da decisão da compra são preço (49%), confiança na loja (27%), confiança na marca (13%) e custo do frete (5%).
Celulares/smartphones e roupas femininas lideram o ranking de intenção de compra em 2017, com 39%. Em seguida ficou passagens aéreas/hotéis, com 36%.
Lideram o ranking de intenção de compra em 2017 celulares/smartphones e roupas femininas (ambos com 39%), em seguida está passagens aéreas/hotéis (36%). Dos que pretendem comprar celulares/smartphones nos próximos 6 meses, 66% pretende esperar a Black Friday.
De acordo com o levantamento, 62% dos perfis de compradores identificados têm alto envolvimento com a data. 22% deles são participativos, 22% empolgados e 18% apaixonados. Por outro lado, 16% são descrentes e 22% são inseguros.
Considerando os diferentes tipos de desconto, o desconto à vista ou para pagamento no boleto são os que mais atraem as pessoas para as compras na data (34%). Descontos para compras acima de um determinado valor chamam a atenção de 22% dos entrevistados.
A pesquisa foi feita com cerca de 800 brasileiros e-shoppers, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C, nas cinco regiões do país, durante o mês de julho.
*Com informações do G1