Artistas e secretários se reúnem em confraternização de encerramento da Mostra M’ Bai
Reunião aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis
21 de julho de 2017
(Foto: Rodrigo Lopes)

Artistas e representantes do Conselho de Cultura de Embu das Artes estiveram reunidos em confraternização de encerramento da exposição “1ª Mostra Regional M’Bai de Artes Plásticas”, na manhã de quinta-feira, dia 20, no Centro Cultural Mestre Assis. Com o intuito de fortalecer as relações para futuras exposições, o encontro serviu para que artistas, simpatizantes e empresários pudessem discutir e propor melhorias em prol da arte embuense. Antes de iniciar a roda de conversa, um café da manhã foi servido aos presentes.

Promovido pelo Conselho de Cultura representando por Meire Lopes, Margarith Foga, Daniele de Queiroz e demais colaboradores, o encontro contou com a participação da secretária de Cultura, Rosana Almeida, do vereador Carlinhos do Embu e do secretário de Turismo, Zezinho Barros. O secretário adjunto de Turismo, Régis, também marcou presença. A artista plástica, coreógrafa e escritora Raquel Trindade se uniu aos colegas e amigos para discutir sobre as propostas feitas. O presidente da Acise – Associação Comercial Industrial de Embu das Artes – Hilmann Albrech esteve presente.

Em busca de apoio empresarial e também do administrativo municipal, os artistas tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias, no propósito de organizarem uma mostra itinerante nas cidades da região com as obras de cada um expostas. Para que o desejo seja realizado, o Conselho de Cultura salientou a importância de uma boa infraestrutura.

Raquel Trindade elogiou os trabalhos da Secretária de Cultura, além de mostrar apoio aos artistas.”É importante ver esse interesse de expansão por parte dos nossos artistas. As pessoas devem dar apoio, principalmente pensando na questão do transporte. Estou aí para ajudar no que puder”.

 

Para a secretária de Cultura, Rosana Almeida, sua forma de trabalhar é de “portas abertas”. “Eu estando presente no departamento de cultura, não precisa ter agendamento. Às vezes é bom a pessoa agendar antes para não ter o risco de deixar de ser atendida, mas é dessa forma que trabalhamos dentro da Secretaria de Cultura, atendendo a determinação do prefeito Ney Santos para que a gente escute mais”, disse a secretária.

Veja também  Exposição traz histórias dos Jornais e sites da região, no Taboão Plaza

Já o secretário de Turismo, Zezinho Barros, afirmou que 80% das ações da Secretária de Turismo serão interligados com a Cultura. “Não vai existir vaidade. Estaremos juntos para discutir todas as propostas”.

O artista Nelson Carneiro, autor da obra “O Palhaço”, disse que sua vontade era de fazer um salão de humor no município. “Seria um salão nacional e internacional, seguindo os exemplos de algumas cidades que já contam com esse salão, como Piracicaba. Na minha opinião, isso enriqueceria ainda mais a cidade. Tem o caricaturista, cartunista, chargista, desenhista de retratos, isso seria importante em termos jornalísticos e de produção industrial”.

Para Meire Lopes, artista plástica e representante do Conselho de Cultura, o resultado da reunião foi satisfatório. “Acredito que nós alcançamos o nosso objetivo, que era de conhecer os artistas e governantes. O grande problema é que as pessoas não se conhecem, não sabe o que o outro sente, o que pensa, e serviu pra isso, um bate-papo descontraído. Vamos fazer uma exposição itinerante com a ajuda do Turismo, da Cultura e do vereador Carlinhos”. falou Meire.

Uma das mais jovens apoiadoras da Cultura de Embu das Artes, Daniele de Queiroz ressaltou sua função “de poder ajudar os pintores e artistas da cidade, promovendo esse encontro para que os artistas estreitem mais os laços e juntos a gente consiga difundir mais a arte, não só na cidade, mas pelo nosso país e mundo a fora. Nós somos Embu das Artes, temos que honrar essa responsabilidade.

Para a artista Margarith Foga, uma das organizadoras responsáveis pela Mostra M’ Bai, “Fizemos esse encontro de despedida para agraciar os artistas. Felizmente conseguimos ter cinco obras vendidas e isso foi muito bom, um passo muito grande. Já temos o apoio da Secretaria de Cultura para o próximo M’ Bai que será em julho de 2018 e estamos contente com a nova administração que melhorou bastante o contato com os artistas”, afirmou.

Veja também  Estúdio 3D vai sortear pares de ingresso para a Festa do Trabalhador

Com objetivo de estimular a produção artística regional, mostrar e revelar novos talentos, além de gerar um intercâmbio entre as mais variadas expressões e artistas, A “1ª Mostra Regional M´Bai de Artes Plásticas” se encerra neste domingo, dia 23 de julho, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro) com a exposição de 150 obras de mais de 50 artistas de várias cidades.

Crédito: Rodrigo Lopes
O filme brasileiro "A vida invisível de Eurídice Gusmão" foi o vencedor da mostra Um
As Secretarias Municipais de "Cultura" e "Assuntos Jurídicos" abrem o projeto "Arte Itinerante" com a
Cerca de 80 pessoas participaram no dia 31/1, da abertura da exposição pelos 50 anos