O prefeito Ney Santos acompanhou a posse da sua irmã, Ely Santos no cargo de deputada federal na terça-feira, dia 9/11, e postou um vídeo com um texto, nele Ney Santos afirma que ela será candidata à reeleição em 2022. Ney Santos abriu mão também pelo fato de estar inelegível por 8 anos, no processo eleitoral sob a acusação de abuso de poder econômico referente a primeira eleição para prefeito em 2016.
“Ely Santos agora ocupa prioritariamente a vaga para a disputa na reeleição do cargo em 2022”, consta ao final da nota escrita e divulgada pelo prefeito Ney Santos e seu grupo político. Durante um bom tempo foi divulgado que Ney Santos deixaria o vice-prefeito, Hugo Prado no comando da Prefeitura de Embu das Artes e disputaria as eleições de 2022, para o cargo de deputado federal.
Ely Santos ocupou o cargo de deputada federal após afastamento por motivos pessoais do Deputado Roberto Alves. Ely com 49.426 votos nas eleições de 2018 ficou como 2ª suplente do Republicanos. A posse da nova deputada também causa uma “dança das cadeiras” na Prefeitura de Embu das Artes, uma vez que será montada uma equipe em Brasília e algumas secretarias terão novos secretários.